Coordenadora do Sianee recebe honraria em cerimônia do TRT-PR

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica

Foto: TRT

A professora e coordenadora de serviços de inclusão SIANEE, da Uninter, Leomar Marchesini Zuravski, recebeu a medalha da Ordem das Araucárias, grau Oficial, no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba, no dia 13 de setembro de 2024.  Ela foi agraciada com a honraria durante a solenidade de comemoração dos 48 anos de instalação do TRT-PR, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede da instituição.

Há mais de 10 anos existe uma parceria entre o SIANEE e o TRT-PR, por meio de um termo de cooperação técnica, para a promoção da acessibilidade das pessoas surdas e demais pessoas com deficiência em geral. A parceria teve como foco gerar um glossário jurídico em libras, com advogados surdos de todo o Brasil e também a disponibilização de tradutores e intérpretes de Libras da Uninter ao Tribunal, em eventos e palestras para assegurar a inclusão.

Para a professora Leomar, foi uma grande honra receber a comenda, ainda mais por uma instituição que preza pela inclusão da pessoa com deficiência. “Este tribunal desenvolve um trabalho exemplar que serve de modelo para os outros tribunais de todo o país. Além disso, ele tem um diferencial muitíssimo importante que é o comprometimento com o processo de inclusão das pessoas com deficiência e das pessoas com toda natureza de diversidades. Aqui existem comissões de acessibilidade e há um cuidado muito grande com a acessibilidade física, com a acessibilidade promovida às pessoas com deficiência que trabalham aqui e à questão da acessibilidade no trabalho para as pessoas com deficiência”, ressalta.

Ainda sobre o tema acessibilidade, a professora Leomar apresenta o programa Inclusão em Rede, da TV Uninter, um espaço dedicado ao debate de ações afirmativas e da inclusão de PCDs. O reconhecimento do trabalho dela se dá por ser uma entusiasta na causa das pessoas com deficiência. “Então, eu me sinto muito feliz ainda mais que a minha premiação foi proposta pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca que é um ícone no Brasil na inclusão das pessoas com deficiência, o que torna este fato ainda mais honroso”, finaliza.

A premiação foi outorgada a 18 personalidades pelas mãos do presidente do TRT e Grão-mestre da Ordem das Araucárias, Desembargador Célio Horst Waldraff, na presença de magistrados, advogados, servidores e demais representantes do mundo jurídico e autoridades de outros poderes. O evento foi marcado por homenagens às mulheres e homens que contribuíram ou que ainda contribuem para o desenvolvimento da Justiça do Trabalho do Paraná.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: TRT e Rafael Lemos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *