Construindo relações sólidas, curso de Comunicação Institucional alcança excelência no MEC
Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária UninterA comunicação institucional (CI) é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Por meio dela, empresas e organizações buscam manter uma relação saudável com seus públicos de interesse, que incluem funcionários, clientes, fornecedores, investidores e a sociedade em geral.
Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Institucional (Aberje) e Ação Integrada, com mais de 200 empresas de diversos portes e segmentos de várias regiões do país, os principais objetivos de CI são: fortalecer cultura e orgulho em um ambiente que valorize o colaborador, criar clareza em torno da estratégia da empresa engajando os colaboradores nessa jornada, mensuração e a gestão de dados e fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais.
Para atender às demandas de organizações de diversas áreas, a Uninter criou em 2021 o curso de Tecnologia em Comunicação Institucional. O curso visa à formação de profissionais de comunicação para atuar em organizações de todo tipo, que sejam capazes de planejarem ações em instituições e supervisionarem os processos de produção na área.
A graduação conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) dia 11 de março de 2024. Para o coordenador do curso, Guilherme Carvalho, o resultado positivo foi resultado de um conjunto de fatores e ações desenvolvidas ao longo do ano, aliados à estrutura da instituição que fornece todo o suporte necessário.
“O projeto de curso inovador tem características específicas que têm a ver com o atendimento a demandas sociais e demandas específicas do mercado para pensar a formação na área de Comunicação Institucional”, complementa.
Carvalho ressalta também a qualificação do corpo docente, material didático e as atividades extensionistas, “[…] que são práticas que o aluno desenvolve ao longo do curso e que têm a ver justamente com o perfil que é exigido para o profissional de comunicação institucional”.
Desta forma o aluno já estaria sendo formado para atuar no mercado, atendendo às demandas das organizações, garantindo que os “processos internos sejam bem executados, bem elaborados, e que as equipes atuem de forma sinérgica fazendo com que as organizações consigam de fato atuar num sistema é num grande sistema”. A relação próxima com as demandas do mercado faz com que o curso também seja bem visto pelos alunos, confira na matéria.
A comunicação institucional é uma peça-chave para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa, e com essa preocupação em mente a Uninter prepara profissionais capazes de elaborar estratégias eficazes de comunicação para promover a transparência, construir confiança e fortalecer sua reputação perante a sociedade.
Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária UninterEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels