Construindo ambientes educacionais mais seguros

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Pesquisadores apontam que, somente entre 2022 e 2023, o número de ataques em escolas no Brasil já supera o total dos últimos 20 anos. Os dados começaram a circular pela mídia após o atentado na creche em Blumenau (SC), em 5 de abril deste ano. Estes casos crescentes alertam a necessidade de debate sobre o tema entre a comunidade educacional, com maior profundidade a partir da pesquisa científica e divulgação de boas práticas no combate dessa realidade.

Tendo isso em vista, os grupos de pesquisa Novas tecnologias de ensino e aprendizagem e educação a distância do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter (PPGENT) promoveu o encontro Segurança em ambientes educacionais, no dia 20 de abril, para os estudantes que são profissionais da educação em vários estados do Brasil. O evento aconteceu de forma virtual, ao vivo, pela plataforma Zoom.

Formado em Segurança Pública e Cidadania e com pós-doutorado em Educação, o professor Gerson Luiz Buczenko, também coordenador do curso de Tecnologia em Segurança Pública da Uninter, abordou a temática e apresentou alguns marcos históricos de tragédias em instituições de ensino. “Convivemos diariamente com a violência em suas mais diversas expressões, que alcançam todos os públicos, de crianças a idosos”, destacou.

O profissional mostrou muitas medidas que já foram adotadas pelas autoridades nas instâncias municipal, estadual e federal e ressaltou a importância das atividades de Patrulha Escolar e do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvidos por instituições de segurança pública. “Atividades que, infelizmente, sofrem com descontinuidade em sua aplicação e outras mazelas de rotina como a falta de policiais, estrutura logística e de formação específica”, acrescenta.

“As ações agora adotadas devem permanecer. A sociedade como um todo precisa ter um olhar diferenciado para o ambiente educacional, para que não tenhamos que nos lamentar novamente pela violência ter alcançado nosso principal tesouro, nossas crianças e jovens que estão diariamente no ambiente escolar”, salienta Buczenko.

O professor também destacou a necessidade de construção de relacionamentos e de recursos, com ênfase às questões de prevenção. A professora do PPGENT Luana Wunsch fez um convite para que haja novos encontros nesse sentido.

“Está na hora de criarmos comunidades de práticas que discutam a tríade segurança-educação-saúde pública. Que bom que na Uninter temos pesquisadores que trabalham em profundidade nestas linhas. Certamente vamos tentar realizar e compartilhar com a comunidade estudos que gerem pontos de reflexão e de aplicabilidade para a prevenção tão falada nesse encontro”, garante Luana.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *