Conselho Regional de Nutrição elege nova diretoria, com dois representantes da Uninter
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoO Conselho Regional de Nutrição da Oitava Região (CRN-8) deu posse aos novos conselheiros efetivos no último dia 2 de outubro. Dois coordenadores de cursos da Uninter integram o quadro do Conselho para a gestão no triênio 2024-2027. Alisson David Silva foi eleito vice-presidente e Ana Paula Garcia Fernandes dos Santos assumiu como conselheira efetiva. Ambos compuseram a chapa “Semear”, eleita com 4.333 votos de um total de 5.840. As eleições aconteceram em setembro, na modalidade online, e participaram todos os nutricionistas com registro no CRN-8.
Além de ser escolhido por unanimidade para compor a diretoria do CRN-8 como vice-presidente, Alisson também vai atuar na comissão de Ética Profissional e, juntamente com a professora Ana Paula, nas comissões de Comunicação e de Relações Institucionais e Governamentais. “Para mim é uma experiência fundamental como profissional fazer parte do CRN-8. Pois a partir disso conseguimos entender a importância da nossa profissão, participar das lutas para promoção da alimentação e mostrar a importância do nutricionista nas diversas áreas”, destaca Alisson.
O professor é coordenador do curso de Bacharelado em Nutrição da Uninter, é nutricionista formado pela Faculdades Integradas Espírita e possui mestrado em Alimentação e Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“É fundamental para nós, da Uninter, ter representantes nos Conselhos, pois mostra que temos profissionais qualificados e que estão antenados com a profissão. Também conseguimos ter contato com outros profissionais da área e conseguimos trazer profissionais diferenciados, com experiências ímpares em determinadas áreas para ministrar aulas, lives ou conversas com nossos alunos. Trazendo-lhes para práticas profissionais que muitas vezes não possuem contato durante a graduação”, diz.
Já a professora Ana Paula Garcia Fernandes dos Santos é coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da Uninter e dos estágios curriculares de Nutrição. É nutricionista formada pela UFPR e possui mestrado em Alimentação e Nutrição na mesma instituição.
“Sempre sonhei em participar do CRN-8 desde a época da graduação. Assim como muitos, eu não compreendia plenamente o papel do Conselho, e essa experiência tem sido muito reveladora. Fazer parte do Conselho me ensinou sobre a profissão e me proporcionou um entendimento mais profundo de processos que antes desconhecia. Além disso, vejo essa participação como uma maneira de retribuir à sociedade tudo o que aprendi com a nutrição. O conselho desempenha uma função fiscalizadora, mas também orientativa, e, como docente, sinto uma grande satisfação em poder compartilhar e disseminar informações corretas por meio dessa plataforma”, enfatiza.
A participação dos docentes no Conselho Regional de Nutrição é fundamental para o fortalecimento da profissão, pois une conhecimento acadêmico, inovação e uma visão ampla sobre as necessidades do mercado e da sociedade para a área. O CRN-8 é uma autarquia com poderes delegados pela União, sem fins lucrativos, de interesse público, com a missão de normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética.
“Ao participar dessas discussões, conseguimos compreender melhor o cenário atual da profissão, os desafios e as perspectivas que enfrentamos. Essa participação nos permite colaborar em projetos em parceria e aprofundar as discussões sobre nutrição nas Instituições de Ensino Superior”, declara Ana Paula.
O CRN-8 faz parte do conjunto de dez conselhos regionais que, em união com o Conselho Federal de Nutrição (CFN), coordena as atividades da profissão em todo o território nacional. O Paraná se destacou como o estado pioneiro na criação de sua regional, em 2006, em resposta à crescente demanda por profissionais na área. Esta conquista representa um marco importante e motivo de orgulho para todos os nutricionistas paranaenses.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal