Conselheira da Angrad, Vanessa Rolon está na organização do maior evento de Administração
Autor: Gabriel Prado e Lucas Vasconcelos - Estagiários de JornalismoA coordenadora do curso de Administração da Uninter, Vanessa Estela Rolon, fará parte da comissão organizadora das duas próximas edições do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), mais importante do gênero na América Latina. A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), responsável pelo evento, é formada por professores e coordenadores acadêmicos de todo o Brasil.
Vanessa fará parte da mesa responsável pela organização dos dois próximos eventos, o 31º e o 32º Enangrads, nos anos de 2020 e 2021. Em 2020, o evento será realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), na capital cearense; no ano seguinte, em Porto Alegre, na PUC/RS. Estes são espaços de discussão de projetos que sugerem melhorias nos cursos de Administração, para posterior submissão das propostas ao Ministério da Educação (MEC).
Vanessa pretende explorar sua experiência à frente do curso da Uninter para gerar ganhos metodológicos que impactem a vida de milhares de alunos. Ela acredita que existe a necessidade de adaptação às novas modalidades de ensino. “Não podemos ficar presos no passado, devemos dar mais espaço para educação a distância, por exemplo”, diz.
“A proposta é promover debates sobre a melhoria do ensino da administração como um todo”, fala sobre o evento. Ela também explica que haverá a atualização das diretrizes curriculares nacionais do curso. As últimas diretrizes determinadas pelo MEC são de 2005, estando bem desatualizadas agora em 2020.
Vanessa frequenta o evento desde a edição de 2016. No ano seguinte, junto com a aluna Ana Carolina Alves, apresentou um artigo científico sobre metodologias inovadoras, abordando o PBL (Project Based Learning) de marketing para o curso de Administração. Em 2018, veio a notícia de que elas tinham conquistado o prêmio de melhor artigo do Enangrad.
Em 2019, Vanessa foi convidada a integrar a diretoria executiva da Angrad, como conselheira fiscal. “Além de contribuir para o ensino a distância, minha função é aproximar o aluno das empresas. A diretoria executiva quer que estudantes de Administração façam a diferença nas empresas, e contribuam para uma sociedade melhor”, explica. Pela primeira vez em dez anos a bancada terá uma representante paranaense.
Vida e trajetória profissional
Como milhares de mulheres no país, Vanessa teve um início de carreira difícil na profissão. Seu pai, Rafael, tinha uma ideia conservadora sobre educação, acreditando que era perda de tempo a filha estudar, pois não a enxergava além da função de dona de casa.
O pai dizia que só pararia de sustentá-la quando ela se casasse e o futuro marido assumisse a função. Porém, Vanessa não desistiu de seus sonhos de ser uma mulher independente, e passou no vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa conquista fez com que o pai se sentisse orgulhoso, e contribuiu para que ele mudasse sua forma de pensar.
Com o passar do tempo, Vanessa se especializou em metodologia e didática do ensino. Em Curitiba, por volta de 2002, decidiu seguir a vida acadêmica. Procurou algumas universidades, até que encontrou a Facinter, que mais tarde se tornaria o Centro Universitário Internacional Uninter. Foi contratada como professora em meados de 2003 e atualmente é coordenadora dos cursos de Administração (presencial, semipresencial e EAD), cargo que ocupa desde 2015.
Autor: Gabriel Prado e Lucas Vasconcelos - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo