Congresso das cidades educadoras reúne 12 países em Curitiba

Autor: Adriane Vasconcelos de Souza

A diretora da ESEHL, Dinamara Machado, durante sua apresentação no Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Curitiba sediou pela primeira vez o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado entre os dias 21 e 24 de maio de 2024. O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e, em sua 17ª edição, reuniu inscritos de 136 cidades de 12 países para debater o tema Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente. A próxima anfitriã será a cidade de Granollers (Barcelona, Espanha).

Dentre os assuntos discutidos, as pautas centrais foram a sustentabilidade social, ambiental e econômica e educação para a sustentabilidade. Os palestrantes e participantes também debateram políticas públicas, questões socioambientais, inovação social, redução das desigualdades, preservação e transmissão da cultura, pertença ao território, revitalização de espaços públicos, entre outros temas relevantes para o bem viver nas cidades.

A diretora da Escola Superior de Educação e Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter, Dimanara Machado, marcou presença no evento como palestrante. “Ser convidada como palestrante no Congresso Internacional das Cidades Educadoras foi um momento ímpar. O público composto de profissionais de educação, pesquisadores, tomadores de decisões e principalmente de profissionais dispostos a compreender o espaço das cidades a partir da educação, é muito importante para que se tome decisões assertivas”, destaca Dinamara.

Em sua apresentação no congresso, a educadora destacou a possibilidade do entrelaçamento da tecnologia aliada à educação, e argumentou que fazer da cidade um espaço educador, em que todos os cidadãos possam ser agentes de mudança, representa quebra de paradigmas na sociedade. “Discutir novas ideias, dialogando com pessoas sobre teorias práticas aplicadas ao redor do mundo que colocam o ser humano como centro do processo, é a chave para uma sociedade melhor”, salienta.

Sobre o evento

O 17º Congresso Internacional de Cidades Educadoras (Aice) foi realizado no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui. Inédito na capital paranaense, o evento também trouxe a Expo Educação – feira interativa de formação profissional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Mais de 10 órgãos municipais, entre secretarias, fundações e institutos, participaram do comitê intersetorial de organização do congresso.

Com participação de mais de 136 cidades de 12 países e cerca de 400 inscritos, estiveram presentes pessoas da Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Os municípios brasileiros que marcaram presença estão: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).

O Congresso é uma realização da Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal e José Fernando Ogura/SMCS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *