Concurso de resenhas divulgará resultado no Dia do Assistente Social
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídiaNesse ano, os estudantes de Serviço Social da Uninter tiveram um novo desafio em sua vida acadêmica: participar da primeira edição do concurso de resenhas Li, Entendi e Opiniei.
Entre os dias 11 de novembro de 2019 e 20 de março de 2020 – datas de início e término das inscrições –, estudantes de todo o Brasil tiveram como missão escrever uma resenha sobre um dos dezesseis livros do curso de Serviço Social selecionados para esse projeto.
Embora a resenha seja um formato de texto acadêmico muito comum, não é um texto simples de se escrever. É preciso ler o livro que será resenhado com muito cuidado e rigor acadêmico, pois o texto da resenha deve mostrar que seu autor, além de entender os principais aspectos do livro, foi capaz de relacionar os conceitos apresentados com os de outros autores importantes da área. Além disso, é preciso oferecer uma perspectiva própria sobre a obra resenhada.
É por essa razão que o coordenador do curso de Serviço Social, Dorival Costa, vê o concurso como uma provocação. “Um bom profissional de Serviço Social precisa ter a habilidade de ler um livro completo e opinar sobre ele. O principal é a capacidade de formar uma opinião a partir de um pensamento, mas também trazendo seu próprio arcabouço de conhecimento”, afirma.
Como apoio para a produção da resenha, os alunos receberam orientações passo-a-passo realizadas pelo professor de língua portuguesa do curso, Jeferson Ferro. Além do aprendizado, os estudantes que participaram e atenderam a todos os critérios receberão certificado de 40 horas complementares.
Como premiação, os cinco melhores trabalhos serão publicados no caderno Humanidades e Perspectivas, da instituição, e ganharão mais 20 horas de atividades complementares (somando 60 horas no total). Você também poderá saber mais sobre eles em matéria que será publicada aqui, no Uninter Notícias.
Foram 46 resenhas inscritas no concurso, e os vencedores serão divulgados no dia 15 de maio, quando se celebra o Dia do Assistente Social. No mesmo dia haverá uma palestra online com a professora Maria Carmelita Yazbek, com o tema “Assistente Social, um profissional que luta por direitos humanos”, em comemoração ao dia do profissional.
As inscrições para a palestra, também aberta para o público externo, podem ser feitas neste link. Não perca!
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídiaEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro