Encontro da comunidade surda acadêmica promove momento de comunhão entre ouvintes e não ouvintes
No dia 20 de maio aconteceu o Encontro de Surdos Paranaenses, no auditório do campus Garcez em Curitiba. O encontro promoveu, além de um debate a respeito da presença da comunidade surda no universo acadêmico, um momento de interação entre surdos e ouvintes.
Com o apoio do SIANEE (Serviço de Inclusão aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) da UNINTER, encabeçado pela professora coordenadora Leomar Marchesini Zuravski, o encontro trouxe acadêmicos de várias cidades do estado.
“Infelizmente, existem grupos de pessoas surdas que se isolam por causa da comunicação. O importante é que a questão da diversidade linguística não afaste surdos e ouvintes” comentou Leomar.
Vanessa Casali, professora surda e uma das organizadoras do evento, comenta sobre o espaço da comunidade surda dentro da universidade. “Esse tipo de encontro abre um espaço na sociedade para que haja uma representatividade do surdo. A maioria das pessoas pensam que os surdos não têm potencial para participar e estamos aqui para abrir os olhos dele e da família para que tenha coragem de se inserir nesses meios” finaliza.