Comunicação do UNINTER expandindo fronteiras
Entre os dias 5 e 8 de agosto, acontece na Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, o XII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) com a temática: Pensamento Crítico Latino-Americano e os Desafios da Atualidade. O Centro Universitário Internacional UNINTER será representado por três professores dos cursos de Comunicação Social.
O professor Luís Otávio apresenta no grupo de trabalho (GT) Comunicação e Educação, parte da pesquisa que está desenvolvendo para o doutorado com o título: A institucionalização da pesquisa na interface comunicação-educação. “O congresso do ALAIC é um bom momento para expor as dúvidas e debater alguns dos caminhos que devem ser escolhidos com pares de trabalho que estão estudando profundamente a mesma temática”, afirma o professor.
O professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Paulo Negri Filho, vai participar do grupo que trata de Ficção Televisiva e Narrativa Transmídia, apresentando a discussão metodológica da sua investigação para o doutorado, com o título: Constelação Afterpop como tentativa teoricometodológica. “Quando estamos nos encaminhando para delinear formas de pesquisa diferenciadas dentro do audiovisual, expor as tentativas epistemológicas para colegas que estão fazendo isso em outros contextos nos abre caminhos e favorece os trabalhos de investigação em conjunto”, avalia Paulo.
Também representando o UNINTER, a coordenadora do curso de Jornalismo, Nivea Bona, participa no mesmo congresso no GT Comunicação Popular, Comunitária e Cidadania, com o trabalho sob o título: Práticas de comunicadores inseridos em organizações sociais em Curitiba na Internet. O artigo é um excerto da tese de doutorado defendida em março desse ano. Para a professora “mais do que partilhar os resultados da investigação realizada por quatro anos, participar do ALAIC é encontrar parceiros e pesquisadores de diversas instituições da América Latina que passam por dificuldades e desafios muito parecidos com os nossos. O mais interessante nesse congresso é ver a grande quantidade de pesquisadores em comunicação brasileiros, o que mostra o incentivo dado à educação nos diferentes níveis tanto em bolsas quanto em suporte para as universidades”, completa.
O congresso acontece a cada dois anos e reúne em torno de 5 mil pesquisadores de universidades e faculdades latino-americanas que se dividem em 18 grupos de trabalhos e 6 grupos de interesse. Informações, clique aqui.
A Uninter marcando presença em eventos desse porte é muito importante. Vamos em frente! Professor Luis Otávio, você é o sucesso em pessoa!!!