Comunicação assertiva vai além das palavras
Autor: Igor Horbach - estagiário de Jornalismo
Como você se comunica diante das pessoas? Foi com essa provocação que Thayse Leonardi deu início à palestra sobre “Etiqueta Corporativa e Comunicação Assertiva” durante a Semana Pedagógica 2025. Em pouco mais de uma hora, a especialista levou os professores a refletirem sobre o impacto da comunicação na forma de educar e orientar os alunos.
Leonardi explorou os diferentes estilos de comunicação, destacando três principais: passiva, agressiva e assertiva. Segundo ela, a diferença entre esses modos está na maneira como a mensagem é transmitida. Pessoas com um perfil comunicativo passivo, por exemplo, tendem a evitar contato visual e falar em tom mais baixo, o que pode comprometer a clareza da mensagem.
Por outro lado, o comportamento agressivo se caracteriza por uma abordagem impositiva e autoritária, que pode gerar conflitos e prejudicar as relações interpessoais.
A alternativa mais eficaz, apontou a palestrante, é a comunicação assertiva, que busca equilibrar respeito e objetividade para transmitir a mensagem da maneira correta, no momento adequado e com o tom apropriado.
Para aprimorar a comunicação, Leonardi destacou a importância de analisar o contexto e entender as dinâmicas de poder dentro do ambiente profissional. Isso inclui observar quais comportamentos são valorizados, como se dá o crescimento dentro da empresa e de que forma os profissionais se posicionam após ascenderem na carreira.
No meio educacional, essas habilidades são ainda mais essenciais. Durante a palestra, Leonardi apresentou dados que reforçam a relevância da comunicação não verbal: apenas 7% da comunicação ocorre por meio das palavras, enquanto 38% está no tom de voz e 55% na linguagem corporal.
Ao final, a especialista ressaltou que a forma como um profissional se expressa ao dar feedbacks, fazer solicitações ou corrigir alunos e colegas de trabalho reflete sua percepção de mundo. Além disso, apontou que os padrões comunicativos são moldados desde a infância, dentro do ambiente familiar.
A Semana Pedagógica Uninter 2025 acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro. Confira a programação completa no site do evento.
Autor: Igor Horbach - estagiário de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Igor Horbach