Como personalizar a aprendizagem na EAD?

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

A personalização da educação significa adaptar a aprendizagem de acordo com os diferentes perfis de alunos. Mas como fazer isso na educação a distância? Como identificar o perfil de cada aluno? Para falar sobre esse tema, a Semana Pedagógica 2022 – Ser Uninter na essência recebeu a professora Dinamara Pereira Machado, diretora da Escola Superior de Educação, no segundo dia de evento, transmitido em 01.fev.2022. A série de lives aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

De acordo com Dinamara, para se pensar na personalização da aprendizagem é necessário ter consciência de que o aluno de hoje é diferente do aluno dos anos 1990. “Quem é o seu discente? Ele está em vários ambientes virtuais. É um estudante que está discutindo metaverso, que está nas redes sociais e se comunica por WhatsApp”, aponta a professora.

Neste sentido, vale refletir sobre quais são as ameaças e oportunidades da educação a distância, visto que é mais difícil identificar os diferentes perfis de discentes do que na metodologia presencial. Por isso, se faz necessário investir em pesquisa e mineração de dados para elaborar projetos de melhorias junto às diretorias de cada área do conhecimento. “A melhor coisa é ter tudo desenhado, porque você pega um desenho e olha as lacunas em que podemos melhorar”, explica.

“As pessoas chegam na EAD achando que é uma educação feita para a massa, e, portanto, não tem qualidade. E se nós olharmos alguns críticos da educação, eles vão dizer o mesmo. Por isso, muitas vezes eu digo, principalmente para os professores da Escola Superior de Educação, que nós precisamos publicar, nós precisamos colocar nossa voz nos congressos acadêmicos. Precisamos mostrar lá fora que temos a cultura de fazer educação com qualidade”, ressaltou a diretora.

Um exemplo de personalização na Uninter é a tutoria humanizada. É o apoio ao aluno no Ava – Univirtus (ambiente virtual de aprendizagem), com comunicação empática por meio da tecnologia. Além disso, mostra-se ao discente quais são as outras formas de personalização da ambiência da instituição, como as aulas interativas, eventos acadêmicos e projetos de extensão, já que nem sempre o aluno EAD sabe de todas as oportunidades que são oferecidas além do conteúdo do Ava. “A personalização começa quando se explica ao aluno o que ele tem de acesso na ambiência. O primeiro ‘marketeiro’ é você, professor”, fomenta Dinamara.

A diretora ainda dá um exemplo de uma aluna que não sabia que tinha aulas ao vivo na modalidade EAD; e outro caso de um aluno que deu o seu LPI (Laboratório de Aprendizagem Individual) para a neta brincar, sendo que são equipamentos necessários para a realização das atividades práticas. “Quando eu falo em personalizar a aprendizagem na EAD, estou olhando para esse público que merece ser tratado de forma diferente. Nesse caso, eu posso fazer uma reunião no Teams para explicar a importância do LPI para esse aluno”, diz ela.

Por fim, Dinamara deixa uma reflexão ao citar o conceito da Educação 5.0, que consiste em unir a tecnologia ao fator humano: “O nosso aluno é aquele que chega na instituição depois de 10 anos sem estudar. É um aluno que fez EJA (Educação de Jovens e Adultos), tanto no fundamental 1 quanto no fundamental 2. Ele chega diferente, é um adulto e, portanto, tem bagagem. Tem que ter respeito pela pessoa que fez supletivo e que agora quer fazer uma graduação. É preciso reconhecer o esforço desse aluno”, conclui a diretora.

Dinamara citou outros pontos de atenção sobre personalização da aprendizagem. Para conferir a íntegra da conversa, basta procurar pela Semana Pedagógica 2022 no Ava Univirtus, na aba “Ao Vivo” (procure no ícone “Anteriores”).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


3 thoughts on “Como personalizar a aprendizagem na EAD?

  1. Realmente a Uninter é uma instituição, que se preocupa com uma educação de qualidade, visto que não quer somente encher o bolso de dinheiro, a exemplo de algumas instituições por aí a fora, mas na hora de oferecer uma educação de qualidade deixa muito a desejar. Só tenho crescido, desde que comecei estudar na modalidade EAD na Uninter, gratidão !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *