Com nota máxima, curso de Educador Social contribui com a cidadania
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoO primeiro curso em educador social do Brasil acaba de dar mais um importante passo. Em avaliação do MEC, o curso tecnólogo de Educador Social da Uninter recebeu a nota máxima (5), o que geral muita comemoração por membros da instituição.
Criado em 2017, o curso que tem duração de dois anos age na formação de profissionais que tem a missão de assegurar os direitos civis, promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
De acordo com o educador social da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa Tiago Marques do Carmo, esse profissional utiliza instrumentos pedagógicos para recolocar indivíduos em situação de vulnerabilidade ou exclusão de volta à sociedade.
A avaliação feita pelo MEC encheu de orgulho aqueles que, além de observar o trabalho, participaram do desenvolvimento do curso. Foram mais de 30 indicadores avaliados para se chegar a um veredito sobre a qualificação do curso.
Nas palavras dos professores da Uninter, isso fortalece o movimento para tornar o educador social uma profissão regulamentada. A batalha por reconhecer o curso em nível superior no Brasil teve avanços em outubro de 2021, com a criação do Fórum Nacional dos Educadores Sociais, com apoio dos Fóruns Estaduais e Coletivos.
Os alunos Francisco Magalhaes e Inajá Franco Machado tiveram participação importante na reunião de avaliação feita pelo MEC em 29 de agosto. Ambos estiveram em contato direto com o ministério para falar sobre a estrutura do curso e suas experiências pessoais.
“Participar daquele momento foi algo inédito e muito valioso. A importância que o curso passa a ter não só para a Uninter, mas para a vida de nós alunos”, afirma Francisco.
Segundo a professora e tutora do curso Fabiana Prestes, o curso não existe sem seus alunos. “Assumi a tutoria ao mesmo tempo em que a professora Cleci Elisa Albiero assumiu o cargo de coordenadora do curso. Faz poucos meses que estamos à frente do projeto e já tivemos a tarefa de trabalhar com o reconhecimento do curso”, diz.
As informações sobre a avaliação do MEC foram apresentadas a comunidade através de uma live realizada pela Escola Superior de Saúde Única da Uninter.
Além de Fabiana prestes e os alunos Francisco Magalhaes e Inajá Franco Machado, a transmissão também contou com a presença da coordenadora do curso de Educador Social, Cleci Elisa Albiero.
Assista à live através do canal de Youtube da Escola Superior der Saúde Única da Uninter.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski