Coleta seletiva nas escolas: caminho para um futuro mais sustentável
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de jornalismoCrises ambientais são causadas pela poluição e pela exploração acelerada de recursos naturais. Dentre os problemas que mais afetam nosso cotidiano está o descarte inadequado do lixo, que vai parar nos lixões e aterros sanitários e acaba poluindo os rios e solos.
Uma alternativa que pode contribuir para a mudança desse cenário é a coleta seletiva. Trata-se de fazer a separação prévia dos resíduos sólidos, selecionando-os de acordo com suas características similares e, em seguida, encaminhando-os para o descarte apropriado. Por meio desse processo, materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro, acabam sendo reaproveitados, ao invés de entupir os lixões.
A reciclagem, no momento, é a melhor solução para o problema do excesso de lixo e seus impactos ambientais. A prática ajuda a diminuir o consumo de matéria-prima, já que possibilita reaproveitar os materiais descartados e fabricar novos produtos a partir deles.
Para promover a cultura da reciclagem, a educação ambiental nas escolas é uma ferramenta poderosa. Dessa forma, os alunos já crescem preocupados com sua responsabilidade com o meio ambiente, e assim se transformam em divulgadores dessa cultura, fazendo com que essa sensibilidade se estenda para além do ambiente escolar.
O assunto é abordado no artigo Importância da coleta seletiva em escolas públicas no Brasil: Uma revisão sistemática, publicado na revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma das nove publicações científicas da Uninter. A autoria é de Kamilla Lira Simões e Renato Abreu Lima.
Os autores alertam que, apesar de as crises ambientais estarem em pauta há anos, nem sempre as questões políticas e econômicas internacionais estão sintonizadas às questões ambientais. Além da poluição e da exploração da matéria-prima, enfrentamos problemas de degradação do solo e desmatamento, que tendem a gerar prejuízos econômicos no longo prazo.
O ser humano precisa ser conscientizado sobre o ambiente onde está inserido, entendendo a importância de preservá-lo como um todo. A escola é o local onde o aluno inicia sua socialização e começa a entender o espaço em que habita. A inclusão dessa temática é necessária para que ele entenda seu papel como cidadão e contribua com os trabalhos para um futuro mais sustentável.
Ao debater a relação, até então negativa, entre o homem e a natureza, é possível sensibilizar não somente os estudantes, mas também os adultos sobre a necessidade de mudar hábitos e adotar a reciclagem, bem como outras estratégias de preservação ambiental, concluem os autores.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Boa noite, obrigada por ter ditado esses problemas em que as escolas vem passando, e quase ninguém fala sobre, me ajudou muito com meu TCC para ter uma visão mais ampla sobre a importância de ter coleta seletiva nas escolas.