Cidade histórica do Paraná se destaca pelo turismo rural
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de JornalismoA cidade da Lapa, no sul do Paraná, é famosa pelo evento histórico ocorrido nos anos 1893 e 1894, denominado Cerco da Lapa, quando tropas do então Marechal Floriano Peixoto travaram um duelo com os rebeldes vindos do Rio Grande do Sul, no episódio mais sangrento da Revolução Federalista.
Registros históricos disponíveis nos arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dão conta de indícios arqueológicos de povos indígenas das tribos Kaigang e Guarani, que teriam habitado a região no século XVI. Mas foi somente por volta de 1731 que os tropeiros responsáveis pelo comércio de animais no país, que usavam a região como ponto de passagem e descanso, se estabeleceram e fundaram um povoado. A história é retratada através de um grande painel colocado na entrada da cidade.
Nascido na Lapa, o convidado da última edição do programa Rota e Serviços foi o jornalista e apresentador Emanuel Pierin, que falou sobre sua cidade natal sob a perspectiva do turismo. “Tenho uma relação muito sentimental pela cidade, meus pais ainda são residentes e falar da cidade, gastronomia e turismo da Lapa é gratificante”, disse Emanuel.
A cidade está localizada a cerca de 70km de Curitiba, e ao caminhar por suas ruas é impossível não reviver momentos marcantes da história brasileira. Museus, casarões e até mesmo o Theatro São João, considerado um dos mais antigos do país, contam a história dos primeiros anos da República do Brasil. Existe também um turismo que mistura a natureza ao caráter espiritual ou religioso, com o Parque do Monge, que compreende uma cadeia de montanhas de formação rochosa onde viveu o monge João Maria D’Agostinis, homem que se dedicava ao estudo das plantas para o tratamento de doentes.
A gastronomia tem forte influência dos tropeiros viajantes. Dois pratos são patrimônios imateriais da cidade: a quirera de milho e o feijão tropeiro. Muita carne seca, ovo e torresmo, bem como a famosa coxinha de farofa, nascida em uma festa de São Benedito, são marcas da culinária local. A região tem se beneficiado de um movimento na busca pelo turismo regional, com passeios por zonas rurais que possibilitem um contato maior com a natureza.
A live, intitulada Do home office para o turismo rural, foi transmitida em 05.ago.2021 pela Rádio Uninter, e além de Emanuel contou com as presenças das professoras do curso de Turismo Grazielle Ueno Maccoppi e Aline Pires. Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YoTtube da Rádio Uninter.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Mauro Frasson - Sebrae