Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 tem início no próximo dia 25 no Paraná
Curitiba já registra cinco casos de gripe causados pelo vírus Influenza esse ano, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. A auxiliar administrativa da UNINTER, Eliane Suchevicz, passa pela terceira vez pela experiência de ser contaminada pela gripe H1N1.
A colaboradora ficou 15 dias afastada e ainda assim persistem os sintomas da doença, já que por ser portadora de diabetes tem a imunidade mais baixa. “Foi um grande choque. Descobri o vírus por causa dos sintomas excessivos: dor de garganta febre, dor no corpo e tosse, procurei um médico e a partir do exame de sangue foi constatado que eu estava mesmo com H1N1”, relembra.
Para evitar que mais casos venham a ocorrer, na próxima segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 estará disponível nas redes de saúde pública do Paraná para os grupos considerados prioritários: idosos com mais de 60 anos, crianças que tenham entre seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
A campanha de imunização será concluída até 20 de maio, quando 2,9 milhões de pessoas devem ser imunizadas no estado, segundo o Ministério da Saúde.
Prevenção
Para a prevenção da doença, são indicados alguns cuidados simples. Lavar as mãos com frequência e completar a assepsia com álcool gel, tomar bastante água, ter uma alimentação saudável, rica em vitamina C, manter os ambientes arejados, colocar os lençóis e cobertores no sol e umidificar o ar em dias muito secos são algumas das precauções indicadas pelo Ministério da Saúde para minimizar os riscos de contaminação pela H1N1.