Caminhão-podium estará em 30 corridas patrocinadas pela Uninter
Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Metade de Curitiba se mobilizou nesta quarta-feira (31) para o Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar (veja os resultados). O evento é anual e acontece em todo o mundo sempre na última quarta-feira de maio. Neste ano, Curitiba disputou o desafio contra a cidade de León, no México.
A Uninter contribuiu com a campanha ao mobilizar seus colaboradores durante 15 minutos para a ginástica laboral. A instituição aproveitou o Dia do Desafio para fazer o lançamento oficial da Uninter Sports, provas de corrida de rua que está patrocinando, e para apresentar o Sports Truck, caminhão personalizado que irá percorrer todas as cidades onde serão realizadas as 30 corridas patrocinadas pela Uninter.
O Sports Truck estreou no último fim de semana (27), mas durante o Dia do Desafio o veículo foi apresentado aos colaboradores da instituição nas unidades localizadas em Campo Largo (Logística e Secretaria Acadêmica), no bairro Mossunguê (estúdios de gravação de audiovisual) e no bairro Campina do Siqueira (Corporativo). Já os colaboradores lotados nos campi Tiradentes e Garcez puderam ver por meio de fotos como o caminhão irá funcionar.
O caminhão foi projetado para funcionar como um podium, ponto de distribuição de água e de frutas e entrega de kits para os atletas que participam das corridas. As competições acontecerão em Curitiba, Londrina, Florianópolis e Balneário Camboriú, entre outras cidades do Paraná e Santa Catarina. Os colaboradores do grupo têm 30% de desconto nas inscrições utilizando o código promocional disponibilizado por e-mail. As corridas, maratonas e corridas de revezamento são de 2.5 km, 5 km e 10 km.
Dia do Desafio
“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Esse é o tema do Dia do Desafio de 2017, campanha que visa incentivar a prática de atividades física e promover a saúde através de uma disputa amigável entre duas cidades do mesmo porte. Nessa disputa, a cidade que somar o maior número de pessoas praticando atividades durante 15 minutos consecutivos vence.
Tudo começou em 1983, durante um rigoroso inverno em uma cidade canadense. A temperatura era de 20 graus negativos e para incentivar que a população a exercitar o corpo e economizar energia, um prefeito propôs que a população saísse de suas casas, desligassem as luzes e caminhassem em volta do quarteirão durante 15 minutos. No inverno seguinte uma cidade vizinha também compartilhou da experiência que se tornou o “Dia do Desafio”.
Em 2017, mais de 3 mil cidades em 18 países participaram da disputa que no Brasil chega à sua 23ª edição. As cidades inscritas foram agrupadas em sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Após a prática da atividade, cada pessoa ou empresa precisa deve ligar para uma unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio), organização que coordena o evento no continente americano, ou registrar através da internet, para computar pontos de sua cidade.
Em Curitiba, um professor de educação física, acompanhado do fisioterapeuta da Uninter, Lucas Hilgemberg, orientaram as atividade em cada um dos campi da instituição durante o Dia do Desafio. A dupla tirou os colaboradores de suas atividades rotineiras para um momento de descontração em meio a ginástica laboral que foi realizada no auditório dos campus Tiradentes.
Edição: Mauri König