Caderno Intersaberes promove diálogos sobre a formação docente e inclusão na aprendizagem

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Da afetividade na prática docente às transformações tecnológicas durante a pandemia de Covid-19. A nova edição do Caderno Intersaberes sobre Saberes e Práticas: aprendizagem e inclusão, composto por 20 artigos das mais diversas áreas da educação, foi lançado no dia 1º de novembro de 2024.

A publicação se apresenta como “um espaço de reflexão e troca” e, através da transdisciplinaridade, busca construir conhecimentos sólidos para refletir sobre a formação docente e a inclusão, além de promover diálogos. Como aponta a equipe editorial, “é uma contribuição valiosa para a discussão sobre como podemos construir um ambiente educacional mais acolhedor e diversificado, em que cada voz é ouvida e respeitada”.

“É uma contribuição significativa para enfrentar esse desafio. Desenvolvidos por docentes e discentes do Centro Universitário Internacional Uninter, os artigos presentes do dossiê demonstram o compromisso da instituição em contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, através de uma educação de qualidade, que valoriza e promove a pesquisa”, afirma o editor adjunto, Adriano Lima.

A editora-chefe do Caderno, Dinamara Machado, explica que, ao longo dos anos, foram implantadas novas formas de divulgação, já que fazer pesquisa e dar voz aos estudantes necessita um canal de comunicação amplo.

“Encontramos, a partir dos seminários, espaço para incentivar, motivar e demonstrar para sociedade acadêmica que as pesquisas iniciadas na graduação, possibilitam ao egresso melhorar seu currículo e ter maiores chances no merado de trabalho. No seminário, os estudantes e egressos potencializam as competências linguísticas, de apresentação de resolução de problema e fortalece atitude de ser escritor de sua história”, salienta.

De acordo com a coordenadora da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas, Desiré Dominschek, a publicação reflete o empenho e compromisso dos autores em abordar temas contemporâneos e relevantes para a área. Além disso, os artigos divulgados são frutos de uma seleção rigorosa. “Se destacou a profundidade das análises, a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas, e a relevância dos temas discutidos”, ressalta.

“Os textos contemplaram não apenas os aspectos teóricos, mas também apresentaram práticas pedagógicas inovadoras que promovem a inclusão de estudantes com diferentes perfis, com foco na adaptação de métodos de ensino e estratégias que favorecem a equidade educacional”, conclui a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *