Bibliotecário do UNINTER ministra curso sobre Preservação Digital
Rafael Cobbe Dias, bibliotecário do Centro Universitário Internacional UNINTER, participou do I Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) e do III Encontro Nacional da Rede Cariniana, realizados entre os dias 07 e 09 de maio pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O evento contou com a presença de pesquisadores renomados como Marcos Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Miquel Térmens, da Universidade de Barcelona.
O estudo da preservação digital de arquivos como fotos, músicas e vídeos, prioriza o desenvolvimento de processos e políticas de preservação. Um arquivo gerado em um aplicativo hoje, pode, por exemplo, deixar de funcionar daqui a dez anos. Pensando nisso o IBICT criou a Primeira Rede Brasileira de Preservação Digital, chamada de Cariniana, que tem o objetivo de juntar pesquisadores para formar uma rede de preservação de arquivos digitais.
“Participar de um evento desse porte foi muito gratificante. Ministrei o curso de Digitalização em unidades de informação. A digitalização é parte do processo de preservação digital e deve ser realizada de maneira criteriosa. Fico muito feliz que o UNINTER tenha a preocupação com temas como esse. Uma universidade sem passado não tem futuro”, declara Rafael.