Bairros revitalizados abrem novas perspectivas para o turismo e urbanismo

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Novas perspectivas e debates sobre o meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade produzem modelos inovadores de organização social. Cidades do mundo inteiro buscam hoje soluções para um desenvolvimento urbano sustentável, podendo assim proporcionar à população condições melhores de vida, pensando no presente e no futuro. Para isso, muitas vezes é necessário revitalizar bairros tradicionais e áreas de interesse histórico.

Mudanças no planejamento urbano podem afetar diretamente o comportamento das pessoas nos ambientes das cidades, com suscetíveis alterações em diversos índices, como a criminalidade e a igualdade social, entre outros. As revitalizações dão visibilidade a ruas da cidade antes esquecidas, promovendo o turismo e resgatando a relevância de construções antigas, que ganham novas instalações elétricas e sanitárias.

A última edição do programa Rota – Viagens e Serviços, transmitida no dia 20.mai.2021, falou sobre Bairros Revitalizados que se tornaram pontos turísticos em diversos pontos do mundo. A transmissão, feita pela Rádio Uninter, contou com a presença das professoras Flávia Fernandes e Karen Sturzenegger.

No Brasil, temos diversos casos bem-sucedidos de revitalizações urbanas que contaram com a participação de empresários locais e do poder público, em várias obras que reforçam a cultura e o potencial turístico de muitos locais. Recife (PE – foto) é um desses exemplos, como citou a professora Karen, embora neste caso a arquitetura histórica tenha ficado de lado, pois ao promover uma modernização do centro histórico, o projeto de revitalização não respeitou a tradição histórica. “As ruas e a iluminação foram renovadas, mas não se respeitou a tradição arquitetônica que tem inspiração holandesa”.

As professoras destacaram a importância de se ouvir a população local nos projetos de revitalização, pois além de atrair novas perspectivas e impulsionar o turismo, é preciso levar em conta as necessidades de quem vive e trabalha nestes locais.

Entre as cidades que foram discutidas por Karen e Flávia estão Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Buenos Aires (Argentina) e Berlim (Alemanha).

Você pode assistir ao programa completo clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Prefeitura de Recife e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *