Aulas de anatomia ficam mais dinâmicas com realidade virtual
A tecnologia modifica os métodos de ensino, e unir o entretenimento e o lúdico com a educação é um dos diferenciais que a realidade virtual proporciona. Soluções como essas, aceleram o aprendizado, auxiliam no desenvolvimento cognitivo e no aprimoramento de habilidades. A Uninter, por exemplo, utiliza um equipamento de realidade virtual para todos os cursos, semipresenciais e presenciais, da área de saúde, que têm a disciplina de Anatomia Humana.
O equipamento, desenvolvido pela empresa MedRoom, consiste em um computador com configurações avançadas, óculos de realidade virtual, sensores e manoplas que permitem o manuseio de um corpo humano, possibilitando a visualização de todas as estruturas. Em funcionamento, permite que o aluno possa entender os processos do corpo humano de modo real em um ambiente virtual.
Alessandro Castanha da Silva, professor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, exemplifica como é a experiência do aluno. “Para compreender melhor podemos utilizar o coração para explicar. Imagine observar o coração batendo como se estivesse no corpo, poder retirar camadas e observar as válvulas cardíacas realizando seu papel, abrindo e fechando, o músculo realizando os movimentos de sístole e diástole. Ampliar estas estruturas para que você possa ver como se estivesse dentro do órgão funcionando. Isso auxilia muito nas aulas”.
Atualmente, devido aos cuidados com a pandemia da Covid-19, somente o professor responsável pela disciplina utiliza o óculos de realidade virtual, entretanto, tudo o que é visto pode ser projetado pelo equipamento multimídia presente no laboratório de anatomia. “Assim que passarmos por esse período, os alunos poderão ter essa vivência ainda mais de perto. A realidade virtual nos coloca na vanguarda do ensino do terceiro milênio”, afirma Silva.
Sobre o Grupo Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. Para saber mais acesse uninter.com