Aula inaugural da Área de Linguagens Cultural e Corporal promove aproximação dos estudantes
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismoA área de Linguagens Cultural e Corporal (LCC), da Escola Superior de Educação da Uninter que abrange as áreas de Música, Educação Física e Artes Visuais, realizou sua aula inaugural no dia 15 de fevereiro. Foram mais de 200 alunos participando, tirando dúvidas e compartilhando seus anseios com relação aos estudos dentro de uma instituição de ensino a distância. A aula teve a mediação do coordenador da área de LCC, Marcos Ruiz da Silva.
Um dos objetivos era exatamente acolher os estudantes, especialmente os calouros, e apresentar a eles os professores com os quais vão conviver nos próximos anos. Os alunos também conheceram o sistema avaliativo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os canais da tutoria. A aula também foi uma oportunidade de espantar os fantasmas e as dúvidas dos estágios e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mostrando que são etapas fundamentais do processo acadêmico, mas que com dedicação e o apoio correto os estudantes vão poder obter sucesso.
No chat da aula, muitos alunos comentaram que estavam ansiosos e apreensivos por iniciarem os estudos em uma faculdade a distância. A oportunidade favoreceu a interação entre os próprios estudantes e os veteranos presentes puderam dar palavras de conforto, aliviando e explicando como os professores são atenciosos e como a estrutura da Uninter é boa.
Os estudantes também puderam assistir a vídeos de atividades práticas realizadas por outros alunos, motivando-os ainda mais, por saber que nos cursos à distância a prática em campo também é considerada fundamental para a formação, tanto do Bacharel, quanto do Licenciado.
De acordo com a professora Florinda Pimentel do curso de Licenciatura em Música da Uninter, e que participou da aula inaugural, é possível observar o quanto este momento de encontro é significativo para acadêmicos e docentes. “Mesmo em um curso EaD, o estudante não está se formando exclusivamente com uma máquina, mas pode contar com uma equipe especializada que atua por meio da tecnologia, de forma pontual, personalizada e humanizada, para que aquele sonho tão grandioso de alcançar uma graduação seja concretizado, seja onde o nosso estudante estiver”.
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski