Atenção é essencial para prevenir acidentes de trabalho

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho. Regulamentado em 1972, junto à formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e ao Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, a data traz à tona a preocupação com os a segurança dos trabalhadores de todo o país.

O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse quadro também se intensificou na área da saúde durante a pandemia de covid-19, o que causou ainda mais preocupação às autoridades.

Nos últimos dez anos, foram registradas no Brasil 22.954 mortes no mercado de trabalho formal. Em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, um aumento de 30% em relação a 2020, conforme os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

A enfermeira e obstetra formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Elaine Grácia explica que um acidente de trabalho é aquele que ocorre no ambiente laboral ou quando se está a serviço de uma empresa, podendo ser causado por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção.

“Para ser considerado um acidente de trabalho, deve causar uma perturbação funcional ou doença que impossibilita o indivíduo de executar suas funções de trabalho”, explica Elaine.

A mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Louise Scussiato afirma que o trabalhador precisa estar sempre atento às atividades que esteja executando e a seu entorno para correr o menor risco possível.

“Existem muitas formas de prevenção a acidentes de trabalho, como cuidar com o uso de celulares, que podem ser uma distração enquanto realizamos tarefas ou nos locomovemos no ambiente de trabalho”, diz Louise.

Do ponto de vista corporativo, investir em segurança do trabalho é o primeiro passo para uma prevenção de acidentes. Além disso, é ressaltada a importância de evitar a exposição imprudente ao risco.

Muitos dos acidentes podem ser evitados através de medidas básicas, com o uso de equipamentos de proteção e sinalização. Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), use apenas máquinas de trabalho que passaram por revisão e não opere ferramentas ou equipamentos em más condições.

Cuidados em ambiente hospitalar

Elaine Grácia destaca que, além dos acidentes de trabalho comumente vistos, os profissionais da saúde devem cuidar com as possíveis contaminações de colaboradores e pacientes.

“O risco biológico é inerente a nossa profissão. A exposição a materiais biológicos e agentes químicos é sempre uma preocupação”, afirma.

A profissional também ressalta que na área da saúde, um único profissional afastado por motivos de saúde já faz muito diferença na dinâmica e eficiência de trabalho.

Apesar de ser disponibilizado muito conhecimento sobre o assunto, ainda só se pensa nas ações paliativas, aquelas realizadas após o acidente. “Ainda há muito o que mudar na mente das pessoas em relação ao tema, à conscientização das pessoas e das empresas”, diz Louise.

Por isso, fica o alerta. Caso ocorra um acidente de trabalho, procure um médico e avise a instituição do ocorrido. Toda organização deve prevenir os acidentes no ambiente de trabalho e promover a conscientização e a formação dos trabalhadores.

O tema foi debatido durante o programa “Saúde em Foco”, exibido pela Rádio Uninter em 19 de julho. Comandado pelo jornalista Evandro Tosin, o programa recebeu Elaine Gracia e Louise Scussiato, profissionais da área da saúde da Uninter.

Assista ao programa “Saúde em Foco” no canal de Youtube da Rádio Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Wikimedia/ Fons Heijnsbroek e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *