Arrasando nas passarelas, Design de Moda da Uninter recebe nota máxima

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo

Criatividade permite levar ao mundo mais cor, personalidade e leveza. Isso se reflete nas artes e murais que vemos nas ruas, nas músicas que escutamos, nas obras que gostamos de ler e assistir e, é claro, em nosso vestuário. As roupas que gostamos de usar falam muito sobre nós e nossos gostos.

O estudo e trabalho de profissionais em Design de Moda servem não só para criar peças de vestuário que possam deixar as pessoas esteticamente bonitas e elegantes, mas também como uma forma da pessoa sentir-se contente consigo mesma. As vestimentas podem se tornar assim uma extensão e reflexos de sua personalidade.

A vontade de estimular e trabalhar de forma profissional com a criatividade foi o que motivou Nicoli Beatriz Wenglarek a ingressar no curso de Tecnologia em Design de Moda da Uninter, curso da modalidade Educação a Distância (EAD) que foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima. Aos 26 anos, Nicoli é aluna do polo Garcez em Curitiba (PR), onde também reside, com previsão de concluir o curso no final deste ano.

“Cresci acompanhando minha avó costurar e quando pequena fazíamos aula de artesanato e pintura juntas. Então a área criativa sempre esteve presente na minha vida. Quando estava no ensino médio, já tinha a decisão de cursar moda e ela foi uma grande influência na escolha do meu curso”, comenta a estudante.

Nicoli chegou à Uninter por indicação de uma amiga, que elogiou bastante a estrutura, ensino e atendimento. Sobre a sua experiência, ela relata que está sendo: “Mega positiva. Me adaptei super bem ao AVA, ao formato de entrega dos trabalhos e as aulas ao vivo” detalha.

“[Cursar a Uninter] traz muita credibilidade no mercado, além de mais segurança ao exercer minha profissão. Desing e criatividade andam lado a lado, e na minha área é essencial entender todas essas vertentes que o curso aborda.”

Quando questionada sobre a importância da formação na área e estar estudando em um curso nota máxima pelo MEC, Nicoli diz: “A formação abre portas para nossas possibilidades da área tanto para quem quer empreender ou seguir carreira em empresas. O reconhecimento é maior e a Uninter torna o estudo acessível a todos terem essa oportunidade. Essa nota máxima aumenta ainda mais o renome do curso para o mercado profissional”.

Quando questionado sobre a notícia da nota máxima, Jaime Ramos, coordenador do curso de Design de Moda comenta: “Foi bastante gratificante poder ver o reconhecimento do trabalho da equipe, trabalho que tem sido feito há bastante tempo. Poder ver o resultado disso numa avaliação importante como a que o MEC faz, que é bastante criteriosa, é algo gratificante.”

Além da área de Design de Moda, Ramos também exerce papel de coordenador para os cursos de Design Gráfico e Design de Interiores, e ressalta as competências que buscam desenvolver nos alunos dos cursos: “Nós queremos que os alunos, além de praticar e exercitar a criatividade, sejam capazes de identificar questões de contexto, de indivíduo, de sociedade e problemas para que assim possam propor soluções e metodologias de projeto. No caso do design de moda, achar soluções criativas para resolver questões envolvendo interações visuais com as pessoas e as informações”.

“O tipo de projetos que os alunos vão desenvolver no mercado de trabalho futuramente, eles desenvolvem primeiro aqui no nosso curso. Isso prepara o aluno também para atuar depois profissionalmente. Aqui no curso de moda, os alunos passam por disciplinas como design de vestuário, modelagem, construção e apresentação de vestuário, gestão de moda e tendências da moda”, comenta o coordenador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *