Aplicativo para comércio exterior está na final do prêmio Top Inovação
O aplicativo MEXPLUS, idealizado para auxiliar na solução dos principais problemas relacionados à elevada burocracia e tributação no comércio exterior, e a falta de parceiros qualificados para importação e exportação brasileira, é finalista no 1º Prêmio Top Inovação da Uninter.
A idealizadora do projeto, a estudante de Direito e Relações Internacionais Yasmin Xavier Rocha, conta que o maior objetivo é impulsionar o mercado financeiro, aumentar as vendas e auxiliar no crescimento da exportação e da importação no Brasil, além de evitar que empresas paguem multas e valores extras por erros cometidos na hora de enviar seu produto.
“Após ler e entender melhor sobre o mercado financeiro, descobri que não só o Brasil, mas diversos países possuem muitas dificuldades na hora de exportar e importar produtos, o que influencia diretamente no desenvolvimento da economia do país. Foi aí que surgiu o MEXPLUS, um APP que auxilia o comércio exterior e o crescimento econômico de diversos países, já que, atualmente, a tecnologia é um dos métodos mais utilizados para simplificar a vida das pessoas”, comenta Yasmin.
A estudante realizou a defesa oral do seu projeto no dia 30 de outubro, e agora aguarda a fase de avaliações, com excelentes chances de concorrer ao prêmio final.
Como funciona o aplicativo
O exportador, ou a respectiva empresa realiza um cadastro na plataforma. A partir daí, ele pode ter acesso às taxas de tributações e alfandegarias de uma maneira mais rápida e livre de multas. Por meio de um QR Code, o aplicativo consegue gerar todas as informações e dados de uma mercadoria e o que falta para essa carga ser transportada.
O MEXPLUS também é uma plataforma de direcionamento, onde o usuário consegue conversar com exportadores e importadores de qualquer parte do mundo, traduzido em até três línguas principais: espanhol, inglês e português.
Prêmio Top Inovação Uninter
O prêmio tem como objetivo dar visibilidade, incentivar e aprimorar às ações de gestores engajados que buscam o desenvolvimento socioeconômico, por meio de soluções inovadoras, inteligentes e criativas, sejam elas entidades públicas ou privadas de todo o Brasil.
Todos os projetos inscritos e homologados receberão certificado de participação. Será concedido um troféu ao melhor projeto de cada categoria e os ganhadores também serão beneficiados com cursos de extensão da Uninter.
“Os participantes estão defendendo suas iniciativas por meio de uma apresentação sucinta aos jurados. Com isso, a etapa final permitirá divulgar os projetos a um público maior e, quem sabe, conseguir investimentos e financiadores”, explica o professor e idealizador do prêmio, Ricieri Garbelini.
A comissão julgadora é composta pelos coordenadores e professores dos cursos de pós-graduação da instituição.
Neste sábado, 27 de novembro acontece o evento final, onde serão revelados os ganhadores. A apresentação será transmitida ao vivo pela TV Profissão – canal no YouTube e pelos canais oficiais do Grupo Uninter.
Créditos do Fotógrafo: Pixabay