Alunos fazem avaliação sobre a instituição e o UNINTER responde
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Internacional UNINTER realiza pesquisas para saber a opinião dos alunos sobre a infraestrutura da instituição, bem como atuação dos docentes e corpo técnico-administrativos. O objetivo principal deste processo é a padronização do registro e acompanhamento de ações para a correção e eliminação de fragilidades apontadas pela avaliação.
Foi apontado como fragilidades pelos alunos o atendimento institucional em algumas áreas como biblioteca, secretaria acadêmica, laboratórios, entre outros. Os resultados da avaliação foram repassados às áreas responsáveis para sanar tais divergências, procurando soluções e melhorias no processo. Sendo assim a instituição vem colocando em prática tais ações. A bibliotecária Vanda Fattori Dias, responsável pelas bibliotecas do grupo, apontou o atendimento como uma das questões mais exigidas pelos alunos, seguido do espaço físico e acervos bibliográficos. Segundo Vanda, foram feitas melhorias na área do atendimento com um programa de treinamento, além da aquisição de novos títulos para os acervos (presencial 743 e 50.436 para o EAD) e uma reestruturação interna. “Com essas melhorias, tenho recebido e-mails com elogios aos colaboradores sobre o atendimento dispensado e também pela organização do ambiente”, completa.
Outra fragilidade apresentada na pesquisa foi o atendimento da secretaria acadêmica. Por isso, foi criada a Central de Atendimento no Campus Tiradentes, englobando o atendimento de áreas como o Financeiro, Cobrança, Central de Estágios, PROUNI, Tesouraria, FIES e Programa de Permanência. A Central ajudou com a uniformidade de informações, pois, hoje, o aluno pode ter os principais serviços em um só lugar. Para o funcionário Thiago Lopes Affonso, essa centralização dos principais setores foi positiva na visão dos alunos, pois não precisam mais se deslocar pelas unidades para conseguir as informações. Uma comprovação disso é o resultado da pesquisa de satisfação promovida internamente pela Central, em que os alunos, em sua maioria, descrevem sobre essa melhoria.
A qualidade dos equipamentos foi avaliada de forma parcialmente satisfatória. Segundo Gabriel Arassem, da Administração Predial, hoje todas as salas estão completamente providas de equipamentos audiovisuais. Todos os dias são feitas vistorias nos campus para observar se existem problemas técnicos, além disso, o setor mantém um estoque de equipamentos prevendo uma possível substituição.
A Universidade Corporativa avaliou a necessidade de promover cursos aos docentes e colaboradores da instituição, visto as fragilidades que foram apontadas na pesquisa. Segundo a professora e coordenadora do Programa, Edna Prigol, foram realizados grupos de estudos para os docentes com temas sobre o perfil do aluno de hoje e os indicativos para ação docente e o estudo da obra Construção do Conhecimento em Sala de Aula. Os colaboradores também receberam cursos sobre qualidade no atendimento, etiqueta corporativa, língua portuguesa, motivação, entre outros. Cursos presenciais sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) são realizados sempre no início e meio do ano, assim como as tutoriais na intranet.
Parabéns Uninter pela iniciativa, esta visão e avaliação desses processos, pode levar a instituição em níveis maiores e obter sucesso na satisfação de seus Clientes e colaboradores.