Alunos de Sombrio visitam a terra de Anita Garibaldi

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

Apreciar a natureza no alto da montanha e ter o privilégio de conhecer o mar sob um ângulo diferente, com o direito a um banho de cultura que emociona. Foi assim o dia em que os alunos do polo da Uninter de Sombrio tiveram a oportunidade de realizar um passeio para mergulhar na cultura histórica da cidade de Laguna, distante 130 km. Ambas ficam no Sul de Santa Catarina.

Considerada a segunda cidade mais antiga do estado catarinense, Laguna abriga grandes construções tombadas pelo patrimônio histórico do município. Também é a cidade natal da ilustre Anita Garibaldi, que participou de diversas batalhas e revoluções ao lado do guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi.

O passeio é organizado ao final de cada uma das Unidades Temáticas de Aprendizagem (UTA), para que os alunos aprendam também na prática, além da aula teórica. “O passeio foi fundamental para os alunos. Toda metodologia em sala aprofundou o conhecimento históricos do local”, diz a coordenadora do polo, Valdete Borges Homem.

A viagem de 130 km deixou os alunos ansiosos para desembarcar no mundo histórico de Laguna. “O passeio trouxe a possibilidade de inserir esses momentos na minha vida de futura docente, mostrando que é real aquilo que estamos vendo, não só no livro. Ficamos ainda mais perto da realidade histórica vivida na época da antiguidade”, explica a aluna do curso de Pedagogia da Uninter Amater Wilian Silva.

Por ser um ensino a distância, os 32 alunos do curso de Pedagogia puderam passar o dia junto com a tutora e coordenadora do polo, que sempre cria projetos envolvendo os alunos. A ideia da ida proporcionou bons frutos aos estudantes. “O conceito de história da cidade me encantou muito. O envolvimento cultural enriqueceu ainda mais minhas ideias” diz Amater.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *