Alunos de enfermagem participam de curso de habilitação em suturas
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoAlunos do curso de Bacharelado em Enfermagem tiveram a oportunidade de participarem do curso de habilitação em saturas que aconteceu no dia 10 de agosto. O evento foi organizado pela Escola Superior de Saúde Única e pela Associação Paranaense dos Profissionais da Área da Saúde (APPA) e contou com a participação de 10 alunos da Uninter.
Este curso se alinha com a recente Resolução N° 731 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), publicada em 22 de agosto de 2023, que regulamenta a prática de suturas simples por enfermeiros e enfermeiras. Suturas simples são classificadas como união de pele em ferimentos e cortes superficiais ou para estabilização externa de dispositivos sob a pele, utilizando fio e agulha. A nova Resolução permite que profissionais graduados de Enfermagem possam realizar suturas simples em ferimentos superficiais e uso de anestesia local injetável.
Luciano Marçal é um dos professores responsáveis por ministrar o curso de suturas, tendo realizado a atividade com outras duas turmas anteriormente. “É uma oportunidade de oferecer qualificação profissional aos profissionais de enfermagem no curso prático e atender a Resolução 731 do Cofen. Desta forma, o estudante avança na profissão. O enfermeiro pode ser o que quiser: assistencial, gestor, professor, pesquisador. Porém, tem de entender que a educação é um agente de transformação”, complementa Marçal.
Gabriel Rodrigues Moura foi um dos alunos que participou do Curso e relata como foi o evento: “A experiência de poder participar foi uma excelente oportunidade para a minha futura carreira como enfermeiro. Gosto de muito dos eventos da Uninter, já havia participado de outros eventos que a universidade oferece, entretanto, esta foi minha primeira vez em curso”, relata.
Para o estudante, a formação contribui para aprimorar o pensamento crítico e ampliar as visões das práticas a serem realizadas na atuação profissional. “À equipe que ministrou esta formação, só elogios. Profissionais muito competentes e dispostos a nos auxiliar no momento do procedimento. Todo instante estavam nos observando e ensinando alguns detalhes que fizeram a diferença no momento da realização do processo.”
“Só tenho a agradecer, mais uma vez a Uninter, por acreditarem no futuro de seus estudantes e permitir que tenhamos contato com metodologias ativas e diferentes abordagens que fomentam nosso reportório enquanto futuros profissionais” conclui o estudante.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski