Alunos conhecem na prática o atendimento educacional especializado
No dia 20 de agosto, os alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER fizeram uma visita técnica à Escola Vivian Marçal, onde foram recebidos pela pedagoga Doralice Illescas. A escola oferece serviços pedagógicos, clínicos e de assistência social para alunos com deficiência física neuromotora, que compromete a movimentação da pessoa alterando o sistema ósseo, muscular, nervoso ou articular. A atividade fez parte da disciplina Fundamentos da Educação Especial, ministrada pela professora Paula Sakaguti.
Paula diz que todas as atividades exploratórias que o curso oportuniza aos futuros pedagogos são de grande enriquecimento, em particular, esta visita a uma escola especial num momento em que está discutindo com os alunos em sala qual a lógica da exclusão e inclusão. “Acredito que além da sensibilização, a visita técnica suscitou reflexões sobre as condições de trabalho e mediação no que se refere às práticas pedagógicas aos alunos com deficiência física neuromotora e ao desafio da educação inclusiva e democrática de, junto com a sociedade, produzir condições que possibilitem a todos o saber científico”, declara.
A oportunidade de realizar a atividade prática surgiu por meio da própria professora, que entrou em contato com a direção da escola e solicitou um agendamento para a visita, proporcionando aos acadêmicos a experiência de acompanhar de perto o trabalho realizado pelos pedagogos com alunos portadores de deficiência.