Alunos com deficiência elegem o seu professor inclusivo
Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
Leonardo Mercher foi eleito o Professor Inclusivo do ano nos cursos de graduação da Uninter, em votação promovida no último dia 19 pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da instituição. Esta é uma forma de promover o desenvolvimento de capacitação de professores que dão aula aos alunos com necessidades especiais.
Mercher leciona nos cursos de Relações Internacionais e Ciência Política da Uninter e recebeu o maior número de votos entre os alunos que participaram da votação. Ele destaca a importância do trabalho feitos em conjunto pelos professores e coordenadores. “Temos que ter a sensibilidade sempre atenta aos alunos que estão em sala, porque nem sempre eles se manifestam. É muito importante existir esta identificação por parte do professor”, explica.
A votação, realizada duas vezes por ano, é feita por alunos com necessidades especiais da Uninter. Os candidatos são professores que dão aula aos alunos de diversos cursos, que recebem apoio do SIANEE. “Não é apenas o aluno que se adapta necessariamente a sala, mas o professor também tem que se adaptar a turma que recebe”, diz Mercher.
Fundadora e coordenadora do SIANEE, Leomar Marchesini Zuravski explica que a eleição faz parte de um valor simbólico para professores e gestores dos cursos. “Envolve uma motivação de incentivo aos docentes para que tenham este preparo para desenvolver metodologias e materiais didáticos que sejam acessíveis a esses alunos especiais”, ressalta Leomar.
O curso de Relações Internacionais ganhou pela primeira vez um professor inclusivo na eleição do SIANEE, o que gerou euforia entre professores e também para a coordenadora do curso, Caroline Cordeiro. “Ficamos muito emocionados, pois isso representa muito para nós. Todos os professores parabenizaram o professor Leonardo pela premiação”, diz Caroline.
Edição: Mauri König