Alinhado às tendências de mercado, Marketing Digital é nota máxima
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoCom a ascensão da internet e redes sociais, a sociedade foi transformada profundamente, especialmente o mercado de trabalho. O surgimento de novas profissões e a adequação de serviços e empresas para o atendimento digital fizeram com que milhares de profissionais voltassem a estudar e ficar mais bem preparados para as necessidades do mercado digital.
Este foi o caso com o Adenilson Albuquerque, egresso do curso de Tecnologia em Marketing Digital da Uninter pelo Polo Criciúma (SC). Ele trabalha no setor de marketing desde 1998 e já atuou nas áreas de TV, produtora de vídeo, agências e turismo, mas, em 2017, sua atenção foi voltada para o mundo do marketing digital e atendimento de clientes de forma online. “[…] decidindo que era hora de voltar a estudar e me atualizar, comecei Marketing Digital na Uninter”, declarou.
Tendo concluído o curso em 2023, Adenilson hoje trabalha com uma agência online própria, a “i Soluções em Marketing Ltda”, que atende clientes em várias cidades no Brasil e Europa. Adenilson destaca a importância e impacto que a formação na Uninter trouxeram para sua carreira: “Há um peso gigante quando nos apresentamos como especialistas da área, tive uma experiência prática com clientes onde ouvi deles: ‘Me fala o que você acha sobre isso, já que é nosso mestre em marketing digital’. Esse tipo de comentário ocorre pelo peso da graduação, eles valorizam um título e me leva a um novo nível de negócios.”
Além disso, Adenilson comentou que não tem planos de parar os estudos. Fora a graduação em Marketing Digital, ele está atualmente cursando uma pós-graduação em Neuromarketing e planeja fazer uma segunda pós-graduação na área de Neurogestão organizacional.
A expansão do mundo digital também abriu os horizontes e oportunidades de trabalho, fazendo com que muitas pessoas trocassem de área e se encontrassem no meio virtual. Este é o caso de Luana Mazer Anderson, aluna do curso de Marketing Digital vinculada ao Polo de Londres. O interesse pela área de mercado digital, combinado com o desejo de alçar novos voos, fizeram com que Luana começasse a procurar por uma instituição de qualidade.
Com previsão de formatura para 2025, a estudante conta como está sendo sua experiência na Uninter: “Estou me sentindo muito feliz em ter uma faculdade que temos fácil acesso a tudo que se é necessário para estudar a distância. Temos fácil contato com tutores, professores e alunos.”
“E para mim isso é um ponto muito positivo. Já iniciei duas outras vezes um outro curso em outra instituição e desisti ambas as vezes por falta de orientações, acompanhamento e dificuldade com o portal do aluno”, acrescenta a aluna como um dos diferenciais da Uninter como instituição. “Sem dúvida alguma, uma experiência fantástica saber que eu fiz a melhor escolha para o meu futuro, pois eu sei que isso fará toda a diferença na minha carreira profissional”.
Quando questionado sobre os fatores que contribuem para o desempenho do curso na avaliação do MEC, o coordenador do curso, Achiles Batista Ferreira Junior, explica: “Nós temos a humildade de saber que temos sempre que aprender e melhorar como curso. Mas ele não nasceu sem planejamento, ele foi muito bem pensado e planejado. […] Um grande diferencial é que a grade curricular foi pensada com base nas necessidades do mercado e da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação), que estabelece as competências que cada profissional deve ter para exercer a função.”
“[No curso] temos muitas atividades práticas, temos atividades extensionistas que os professores passam para os alunos ao final de cada módulo para exercitarem as habilidades e conhecimentos de aula. Porque é difícil ensinar marketing digital, da mesma forma como uma engenharia, um curso de veterinária ou jornalismo, não adianta só a teoria. O aluno pode saber muito, mas ele precisa treinar e botar em prática esses conhecimentos.”
O coordenador ainda destaca a importante participação e trabalho de outros professores e profissionais da Uninter durante o processo de avaliação, incluindo o diretor da Escola de Comunicação, Elton Ivan Schneider, o professor e braço direito da coordenação, Raphael Moroz, o professor Homero Pampolini, e Kátia Ferreira, da reitoria, que ficou responsável por cuidar de toda a documentação durante o processo de avaliação.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e arquivo pessoal