Adm faz escola com metodologias ativas
No ensino superior, um dos maiores desafios é manter as grades curriculares e as metodologias de ensino atualizadas de acordo com as necessidades do mundo profissional. Em 2015, o curso de Administração da Uninter iniciou, de forma pioneira, a implementação de uma nova metodologia com o propósito de promover a interdisciplinaridade.
As metodologias ativas se tornaram o instrumento definidor desta nova formatação de ensino, e o curso ganhou um novo e moderno desenho, com matrizes de conteúdo atualizadas e integradas a partir de Unidades Temáticas de Aprendizagem (UTAs). Desta forma, tornou-se possível formar alunos mais preparados de acordo com as competências exigidas pelo mercado de trabalho.
A professora Aline Mara Gumz Eberspacher, do curso de Administração e da Pós-Graduação da Uninter, apresentou o trabalho intitulado “Relato de uma experiência de construção de nova metodologia para o curso de Administração” durante o 24º Congresso Internacional ABED de ensino a distância, realizado de 3 a 7 de outubro em Florianópolis (SC).
Ela explicou sobre a implantação da nova estrutura de ensino no curso da Uninter, a única instituição de ensino superior a aderir ao sistema quadrimestral organizado por UTAs. O trabalho foi feito em parceria com a coordenadora do curso, professora Vanessa Rolon, e com o diretor da Escola de Comunicação, Gestão e Negócios, professor Elton Schneider.
Com o sucesso do uso das metodologias ativas no curso de Administração, diversos outros cursos passaram a adotar o sistema, entre eles Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo.
Autor: Sérgio Junior - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal