Aceleradora IPSEI da Uninter impulsiona projetos inovadores dos alunos
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoA Escola Superior Politécnica realizou o Pitch Day Ipsei, onde alunos da Uninter puderam apresentar projetos inovadores produzidos durante a realização do curso que se encaixassem nos critérios da aceleradora Uninter. Para análise dos três projetos apresentados, os alunos contaram com uma banca de avaliação que forneceu orientações e propostas de melhorias e propostas para os projetos.
A IPSEI é uma aceleradora virtual desenvolvida pela Escola Politécnica, tem o objetivo de selecionar e orientar o desenvolvimento de projetos e produtos com viés inovador e de baixo custo realizados por alunos ou egressos da Uninter.
Os projetos podem ser realizados a partir das seguintes áreas: Engenharia Eletrônica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Civil, Smart Cities, Educação, Agronegócio, Engenharia Biomédica, Acessibilidade, Tecnologia da Informação, Engenharia Ambiental, Processos Químicos, Metaverso e Geração de Energia.
O evento contou com a apresentação de três projetos, sendo eles:
Projeto 1: Controlador lógico programável de baixo custo. O projeto foi produzido pelo Éderson Batista Berti, aluno de Engenharia da Computação da Uninter, do Polo São José-SC. Contou com a orientação da professora Eliane Silva Custódio.
A proposta do projeto consiste em um controlador programável para pequenas e médias automações, como máquinas novas, retrofit, células de automação etc. O equipamento possui um custo baixo no mercado, de fácil customização, possui biblioteca de programação, sendo programado por IDE open Source (VS Code/Arduino IDE).
Projeto 2: Andador para obesos de material não magnético. O projeto foi realizado em equipe pelos alunos: Mariana Biacca Marçal do Polo de Cianorte PR, Weslei Felipe Capucho do Polo de Cruzeiro SP e Guido Marco Caputi do Polo de Congonhas SP de Engenharia Biomédica e contaram com a orientação do professor Ederson Cichaczewski da Uninter.
A proposta consiste no desenvolvimento de um andador fixo, que tenha capacidade para suportar até 270kg, com material leve e de baixo custo, que possa ser utilizado dentro de salas de ressonância magnética para o auxílio de pessoas obesas.
Projeto 3: Dispositivo para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual. Produzido por Erick Rodrigues, aluno de Engenharia da Computação da Uninter do Polo de Niterói (FONSECA) RJ. Orientado pelo professor Charles Way Hun Fung
A proposta consiste em um aparelho eletrônico de baixo custo que faz uma leitura do ambiente e fornece as informações com respostas sonoras e táteis que irão auxiliar a pessoa com deficiência visual. O modelo possui uma carcaça de uso flexível, encaixando no punho do usuário ou na bengala.
Os alunos tiveram seus projetos avaliados pela banca formada pelos seguintes profissionais:
- Kael Nery de Lima Moro, advogado especialista em consultoria jurídica para startups;
- Elizeu Barroso Alves, professor da Uninter, com dedicação ao mercado de inovação;
- Leonardo Resende, especialista em mentoria para startups da Starheal.
A aceleradora da Uninter ajuda os alunos a desenvolverem suas ideias e ultrapassem a etapa de protótipos, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e promover a entrada dos alunos no mercado de trabalho. Eliane Silva Custódio, professora da Uninter e responsável pela IPSEI aceleradora, destacou: “Foi um evento extremamente enriquecedor, que destacou todo o trabalho desenvolvido pela Ipsei Aceleradora Uninter em 2023”.
Inscrições para a IPSEI aceleradora Uninter
O primeiro passo consiste em realizar o preenchimento do formulário pelos membros da equipe. Na segunda etapa, os inscritos são matriculados na disciplina “Ipsei Aceleradora Uninter”, onde irão receber todas as instruções para o envio de um trabalho sobre o projeto proposto. Ao final desta etapa, são selecionados 10 projetos e que possuem as melhores médias no trabalho, considerando os critérios como: potencial de inovação, existência do protótipo e viabilidade econômica.
Com a chegada da terceira etapa, as 10 equipes selecionadas são entrevistadas para apresentar seus projetos, as três propostas com maior pontuação na apresentação e adequação ao tema, são selecionados. Para acessar o edital, clique aqui.
O Pitch Day IPSEI teve transmissão ao vivo dos projetos no canal do Youtube da Escola Superior Politécnica no dia 15 de março. Para assistir, clique aqui.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski