A tecnologia nas telas: limite entre ficção e realidade são foco de novo livro
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoA predominância dos meios digitais é um fato em inúmeras áreas do nosso cotidiano. Com o cinema isso não seria diferente, já que o avanço foi em conjunto, resultando hoje na grande massa de filmes ficcionais, como os de super-heróis por exemplo.
Os limites entre ficção e realidade são a discussão base do livro Esse filme é de verdade? escrito pelo professor Jeferson Ferro (Diretor da Escola Superior de Línguas – ESLI da Uninter). A publicação é resultado de sua pesquisa de doutorado em Comunicação, defendida na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em 2020.
A obra é construída com base em três objetivos: produzir uma reflexão teórica sobre o conceito de coerência entre as categorias ficção x não ficção nos estudos da narrativa, na literatura e no cinema, desde suas origens em Platão e Aristóteles, até os dias de hoje; caracterizar o cenário comunicacional contemporâneo com base no conceito semiótico de index appeal e analisar três filmes produzidos entre 2014 e 2015, em contextos diferentes, que foram escolhidos por problematizarem a questão das fronteiras entre a ficção e a não ficção.
O conceito de index appeal é utilizado pelo professor para analisar a manifestação de sentidos não voluntária ou de natureza. Como a habilidade dos atores de novelas, que conseguem apresentar o amor ou o ódio ficcional de modo exemplar e, portanto, admirável ao público.
Segundo Jeferson, “apesar de ser fruto de um trabalho acadêmico, acredito que o livro tem uma linguagem bem dialógica. Isso é resultado da minha vivência como professor e produtor de conteúdo para estudantes de graduação – acho que me especializei em tentar explicar as coisas de forma clara e simples”.
“Essa característica foi, inclusive, bastante elogiada pela banca de doutorado, que leu a tese que dá origem à obra. Assim, acredito que o livro pode ser uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos os que se interessam pela questão da narrativa – cinema e literatura – e pelo tema da comunicação nos dias atuais”, acrescenta.
Uma curiosidade sobre a obra é que a arte que cobre duas páginas, no começo do livro, foi feita pela Julia Eiko, estudante de Jornalismo da Uninter.
O livro está disponível gratuitamente em formato de e-book no site da Editora Syntagma, pode ser acessado através do link.
Sobre o autor
O autor Jeferson Ferro é formado em Letras e mestre em Literatura Inglesa pela UFPR, e doutor em Comunicação (linha Cinema) pela UTP. Tem especial interesse pelo tema da verossimilhança e sua manifestação em narrativas contemporâneas.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski