A pós-graduação e o mercado de trabalho
Prof. Nelson Pereira Castanheira
Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Centro Universitário UNINTER
Foi-se o tempo em que uma Graduação era necessária e suficiente para um novo ingressante ter as portas do mercado de trabalho abertas e sem muita concorrência. O número de brasileiros graduados era insignificante frente às demandas existentes. Hoje, com o aumento exponencial de novos produtos e novos serviços, sempre aliados a novas tecnologias, a graduação na área de atuação do profissional já é uma exigência e ainda assim não é uma garantia, devido ao conhecimento generalista que uma graduação proporciona ao futuro egresso. Faz-se necessária, portanto, uma Pós-Graduação para tornar o profissional um especialista na sua área de atuação.
O mercado de educação para essa titulação é vasto e exige do futuro aluno de Pós-Graduação uma análise criteriosa dos conteúdos que serão ensinados ao longo do curso, sempre apoiados por profissionais que detenham os conhecimentos não só acadêmicos, mas também com vivência prática na área do mesmo, pois um aluno não necessita de longas teorias e de uma infinidade de definições que são facilmente encontradas na internet. Ele necessita saber para que serve, no seu dia-a-dia, aquele conteúdo transmitido ao longo dos meses em que estará se empenhando para galgar mais um degrau na sua titulação e para enriquecer o seu currículo.
O Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (Ibpex), sempre atento às necessidades do mercado e às exigências dos seus alunos, mantém os projetos pedagógicos dos seus cursos sempre atualizados e coerentes com as demandas existentes, o que exige constante reformulação não só de conteúdos, mas também nas formas de se ministrar as aulas. Assim, aqueles cursos que com aulas 100% presenciais tornavam-se enfadonhos, tiveram a inserção de disciplinas na modalidade a distância, ou com aulas transmitidas presencialmente ou no formato e-learning, com excelente padrão de qualidade e com a utilização de ferramentas tecnológicas para a educação que são um diferencial do Ibpex.
O instituto atua em todas as principais frentes de trabalho, com cursos nas áreas Comercial, da Educação, da Saúde, das Engenharias, do Direito e do Meio Ambiente. A carga horária mínima dos cursos, além de cumprir as exigências do Ministério da Educação (MEC), atende o que solicita o órgão de classe das diversas áreas, para que o aluno possa usufruir das vantagens que a sua empresa oferece ou que um concurso público exige.
Atento às vagas ofertadas pela área pública, bem como às vagas para concursos em grandes empresas privadas, o Ibpex oferece ainda cursos para concursos, todos com material de excelente aceitação, com aulas ministradas por docentes com vivência na área de concursos. São cursos que se destinam ao ingresso na área Jurídica, Bancária, de Mineração, Petróleo e Meio Ambiente, entre outras.
Há quase duas décadas o Ibpex está consolidado em todo o território nacional, além de ser hoje certificado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, uma vez que faz parte do Grupo UNINTER, com o seu quadro docente contando com mestres e doutores que atuam nas principais instituições de ensino do país e em grandes empresas das áreas para quais oferece seus cursos.
Graças a esses diferenciais, é uma instituição respeitada e procurada ainda por empresas que realizam seus treinamentos in company, com a grade curricular especialmente preparada para atender as reais necessidades dos colaboradores das mesmas. Para turmas in company, as aulas podem ser totalmente presenciais, semipresenciais ou a distância, permitindo o treinamento simultâneo de funcionários geograficamente dispersos, tornando o aperfeiçoamento dos mesmos mais ágil.
No mundo globalizado, é necessário que os atores formadores de conhecimento invista exaustivamente na educação de conhecimento universal.
Bel. em Direito, Especialista em Segurança Pública e pós graduando em Direito do Trabalho.