A maior tecnologia do varejo: as pessoas
Autor: Elizeu Barroso Alves*“Do que adianta ter um sistema de ponta se não se pensa no operador? Investir em pessoas é essencial para o varejo”
Ouço muito sobre como a tecnologia vem transformando o varejo, e hei de concordar. A possibilidade de comprar com apenas alguns cliques em plataformas de vendas ou em feed de redes sociais é algo que tem sido transformador. Sem contar as lojas de varejo físicas que estão se transformando em verdadeiros locais de experimentação, de criação de experiências sensoriais e memoráveis.
Porém, não vejo com muita atenção a questão das pessoas, e são elas que estão na linha de frente no front. Mesmo em vendas on-line é necessário que alguém faça o pacote de envio. Nesse sentido, chamo a atenção para que as pessoas sejam alçadas a importância da tecnologia. Com isso, treinamentos e capacitações são ferramentas poderosas.
Do que adianta ter um sistema de ponta se não se pensa no operador? Fazendo uma analogia a carros, imagine uma pessoa que dirigiu um fusca a vida toda e, de repente, recebe uma Ferrari. Claro que essa pessoa será capaz de conduzir o automóvel, porém sem fazer uso assertivo de todas as potencialidades. Imagine uma equipe de venda que tem um excelente sistema, porém não consegue extrair o máximo de sua capacidade.
Nesse sentido, investir em pessoas é essencial para o varejo. Tópicos interessantes, como administração de conflitos, gestão de vendas, comunicação e marketing de relacionamento, podem trazer um diferencial imenso para o resultado das vendas. Desde o empático atendimento primário em uma loja física até um bilhete carinhoso de ‘aproveite suas compras’ em um produto recebido em casa, são diferenciais que os clientes procuram. Afinal, ninguém quer ser apenas um produto em uma caixa, junto a outros cem produtos.
Cada venda é única! Cada experiência de venda também, e são as pessoas que conseguem ainda nos surpreender, seja em um sorriso ou em um chatbot humanizado. Cursos rápidos ou cursos superiores devem estar no radar dos empreendedores, afinal, capacitar a equipe é um dos caminhos mais exitosos para o sucesso da venda.
* Elizeu Barroso Alves é doutor em Administração e coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital da Uninter.
Créditos do Fotógrafo: Hoahoa/Pixabay