A jornada para o sucesso profissional passa pelo aprendizado constante
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de JornalismoA transformação digital mudou as relações humanas. Numa sociedade onde a tecnologia evolui rapidamente, faz-se necessário que os profissionais estejam em constante aprendizado para não perderem as melhores oportunidades de emprego.
De acordo com Fernando Castellon, mentor e consultor do Sebrae PR, BioGrupo e da Market4u, e fundador da Motion Publicidade, “muitas profissões ainda vão surgir e vão reformular o mercado”. Para permanecer qualificado, o profissional deve estar preparado. Fernando trabalha há 17 anos na área de comunicação, e já passou por diversos setores como eventos, vendas, publicidade e startups. Ele defende que o primeiro passo para se adaptar às mudanças é a vontade de aprender.
“Antigamente a gente fazia comunicação para a massa, hoje a gente consegue segmentar o público por meio dos canais digitais. O volume de informações que recebemos atualmente é algo surreal, e ainda estamos aprendendo a utilizar todos esses dados como grandes oportunidades de negócios e crescimento profissional”, destaca.
Castellon diz que uma tendência das empresas é buscar profissionais quem tenham inteligência emocional e disposição em aprender novas habilidades. “O profissional que sabe de tudo não é o primeiro a ser escolhido. As empresas querem pessoas que estão dispostas a aprender e que tenham inteligência emocional. Uma pessoa com inteligência emocional consegue evoluir e desenvolver bons resultados”, explica.
De acordo com a psicologia, a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo reconhecer e avaliar suas próprias emoções e sentimentos de outras pessoas ao seu redor, a fim de alcançar resultados positivos na vida pessoal e profissional. No ambiente corporativo, o controle emocional auxilia na automotivação e nas competências de trabalho em equipe e liderança.
Outra dica de Castellon para chamar a atenção das empresas é usar o LinkedIn – rede social voltada para vagas de emprego e relacionamento corporativo: “Esteja no LinkedIn, pois os recrutadores estão lá procurando profissionais e pessoas que querem fazer negócios com profissionais liberais [freelancer e empreendedores]”, ressalta.
O empresário também destaca que uma forma de estar sempre atualizado sobre as novidades do mundo dos negócios é assinar newsletters especializadas no assunto, como o Think With Google Brasil, The Brief, do portal TecMundo, e o site Social Media Today (disponível somente em inglês).
“Antigamente se falava ‘você já terminou seus estudos?’, hoje já não é mais assim. Temos que nos capacitar para ficar no mercado”. Castellon dá o exemplo do porquê a Market4u, empresa em que atua como mentor, cresceu rápido. A startup inovou ao ter a ideia de oferecer um ‘mini mercado’ dentro de condomínios. Diferente de um delivery, a Market4u traz mais comodidade, já que os produtos ficam dispostos para compras dentro de condomínios. O morador faz o pagamento pelo app e pega o produto a poucos passos de seu apartamento. Em tempos de pandemia e distanciamento social, a proposta caiu como uma luva, em apenas 6 meses de abertura da startup, a Market4u já obteve grande procura pelo seu serviço.
Por fim, o empresário destaca que num cenário digital em que as inovações ficam obsoletas em pouco tempo, experimentar é necessário: “Você tem que se autolapidar diariamente. Erre rápido, aprenda rápido e conserte rápido”, conclui.
Castellon deu mais detalhes sobre a Market4u e crescimento profissional durante a aula inaugural de 2021 da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter. Ele foi o convidado da noite do dia 18.fev.2021. A mediação da conversa ficou por conta do professor Achiles Batista Junior. Para assistir à íntegra do evento, alunos da instituição devem acessar o Univirtus, entrar na aba “Ao Vivo” e procurar pela palestra no dia correspondente.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay