A história de Dois Vizinhos exposta no polo da Uninter

Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídia

O polo da Uninter em Dois Vizinhos (PR) realizou de 27 a 29 de setembro a 8ª Feira de Exposição de Antiguidades na sede da unidade. Durante três dias foram expostos objetos antigos do acervo de Sirlei Freitas Talau, que, além de historiadora e geógrafa, é gestora do polo da Uninter no município.

São mais de 1.200 objetos catalogados pela historiadora. O acervo foi sendo reunido ao logo dos 40 anos de docência de Sirlei. Entre os itens da exposição estão xícaras, louças, moedas, cédulas, bonecas, panelas, máquinas de costura e de escrever, telefones, entre outros objetos de valor histórico.

Uma das raridades deste acervo é o jornal Dário Popular de 14 de maio de 1888 com a publicação da Lei Áurea, de nº 3.353. Sancionada no dia 13 de maio daquele ano pela Princesa Isabel, a lei aboliu a escravidão no país. Sirlei ganhou o documento de um amigo.

Outo objeto raro é um boton do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (1902-1976). Entre as raridades estão ainda cartas enviadas por expedicionários brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, além de talheres de Francisca de Bragança, filha de D. Pedro I e da imperatriz D. Leopoldina. Francisca foi casada com Francisco, príncipe de Joinville.

“São peças que contam uma história do passado, de pessoas que inclusive passaram por Dois Vizinhos e deixaram seus vestígios, pois a maioria das peças são locais, onde passei fazendo um resgate histórico. Algumas peças foram doadas, outras compradas, garimpadas. A gente expõe para a sociedade, para os alunos, e para todos os duovizinhenses. Tenho o sonho de essas peças irem para o museu, para o público fazer visitações”, diz Sirlei.   

“Até hoje chegam doações de pessoas que tem algo antigo em casa, relíquias, mas que passam para mim pelo cuidado que tenho com as antiguidades. Comecei a montar a feira das antiguidades para mostrar à sociedade, pois antes mostrava somente para os alunos”, complementa a historiadora. Com essas ações, Sirlei contribui para a preservação da história e da cultura de Dois Vizinhos e do Brasil.

A exposição é realizada desde 2014, sempre em setembro. O evento deste ano contou com a apoio da Associação Comercial e Empresarial do município, do Departamento de Turismo de Dois Vizinhos e do Núcleo Regional de Educação.

Nos dias de visitação, compareceram a secretária de Educação, Silvana Molin, a diretora de Cultura, Gilvana Schmoeller, a miss Paraná Maria Rita dos Santos, o radialista Jeferson Thiago, professores e estudantes das escolas de rede pública do município, entre eles o Colégio Monteiro Lobato e o Colégio Leonardo da Vinci. Além da comunidade local e moradores da região.

História e solidariedade

Dentro da programação ocorreu “O Café com História”, que já faz parte da exposição, momento em que a gestora do polo explica como surgiu a fabricação de produtos e objetos expostos. Durante a ação também foi possível colaborar com doação de alimentos perecíveis, que serão destinados para a Associação de Mulheres de Dois Vizinhos e Rede de Combate ao Câncer (AMEDV-RCC), da qual Sirlei é presidente.

Em agosto de 2020, Sirlei venceu uma batalha contra o câncer, tocando o “sino da vitória” no CEONC Hospital do Câncer de Francisco Beltrão (PR). Em julho de 2019, ela fez uma doação especial para o hospital de um sino, que é tocado quando os pacientes finalizam o tratamento da doença.

A iniciativa foi inspirada nas guerras, quando os soldados partiam para os conflitos armados, era colocado um sino no porto em que eles embarcavam, de modo que, quando retornassem, batessem o sino. A ideia foi adotada em hospitais de câncer no Brasil.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Dois Vizinhos


1 thought on “A história de Dois Vizinhos exposta no polo da Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *