PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A cerâmica como material de ensino para as crianças

Aprender sobre a arte dentro da educação básica é fundamental para que o aluno desenvolva competências aliando teoria à prática, principalmente durante o processo de formação da criança. Algumas escolas oferecem atividades artísticas no ensino extracurricular, porém ainda faltam profissionais capacitados para desenvolver atividades como o trabalho com argila, por exemplo.

A argila como material de aprendizagem é frequentemente recomendada, mas é preciso conhecer muito bem o material para fazer bom uso dele. Para as crianças, pode não ser uma modelagem tão fácil como a massinha, mas pode render trabalhos que duram uma eternidade. Além de ter um significado único.

Para isso, é preciso professores capacitados para mediar uma aula como esta, que irá render diversas criações através de um simples material. Pensando nisso, a aluna do Mestrado de Educação e Novas Tecnologias da Uninter Soeli de Fátima Dalmolin desenvolveu sua dissertação a partir do interesse dos professores trabalharem com argila em sala de aula.

Foram dois anos de pesquisa para concluir seu trabalho, que foi apresentado para a banca na última sexta-feira (14/09), no campus do Divina. Com o tema “Cerâmica: arte e conhecimento prático e teórico para a educação básica”, Soeli desenvolveu um e-book para auxiliar tanto professores quanto alunos.

“Nossa legislação prega que os professores devam trazer conhecimento para o aluno a partir do que ele já tem como vivência do que está aprendendo. A cerâmica propicia muito o desenvolvimento de uma criança na formação de novas ideias a partir da imaginação, então resolvi criar algo inovador”, explica a aluna.

A mestranda, que também é professora do ensino público municipal de Curitiba, enxerga que o tipo de arte da modelação também é uma forma de passar conhecimento cultural para os alunos. “Isso desperta a atenção do aluno para conhecer novas culturas e histórias de cada local, principalmente a indígena, onde está a origem de tudo o que é visto até hoje em dia”, finaliza Soeli.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

1 thought on “A cerâmica como material de ensino para as crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *