A atuação do nutricionista na saúde coletiva
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoHipócrates, uma das figuras mais importantes da história da medicina, já dizia: “Que a alimentação seja teu único remédio”. Cuidar da alimentação é essencial para a saúde, e daí vem a importância do nutricionista, que é o profissional capaz de nos orientar para uma alimentação saudável, o que ajuda a prevenir doenças e ter um envelhecimento tranquilo.
Para falar sobre as áreas de atuação dos nutricionistas, o professor do curso de Nutrição da Uninter, Alisson David Silva, convidou a nutricionista Eloyse Ceschim para um bate-papo com os alunos.
Eloyse atuou como coordenadora de uma iniciativa chamada “programa de dietas especiais”, desenvolvido pelo município de Colombo (PR). Esse programa oferta suplementos e dietas para pacientes em internamento domiciliar, ou pacientes que precisem de alguma demanda energética por conta de alguma condição clínica especifica.
“Dentro da gestão desse programa, a gente se envolve também em processos licitatórios, então foi um grande aprendizado naquele um ano que passei dentro dessa área. Depois acabei assumindo a coordenação da área de alimentação e nutrição. Confesso que me senti perdida, pois é uma área pouco explorada na graduação de nutrição. Encontrei apoio nas colegas que atuavam nos municípios vizinhos e consegui aprender a como atuar nessa área”, relata Eloyse.
Em 2016 a nutricionista foi para Aracaju (SE), trabalhar em uma Organização não Governamental (ONG) que atende pessoas da periferia, em situação de vulnerabilidade. Nessa instituição ela atuou com a saúde coletiva, mas também com a alimentação escolar e a educação nutricional.
Saúde coletiva X saúde pública
Segundo Eloyse, a saúde pública está focada no tratamento das doenças. Previsto na Constituição Federal, o atendimento de saúde é um direito de todos os cidadãos, que merecem ter qualidade de vida.
A saúde coletiva é um movimento que se iniciou no Brasil nos anos 1970, a partir de uma série de discussões sobre saúde pública. O seu enfoque é muito mais para a prevenção da doença do que para o tratamento. Um dos conceitos da saúde coletiva é que as pessoas tenham muito mais do que apenas ausência de doenças, que elas tenham bem-estar, estejam satisfeitas com seus hábitos de vida e se sintam bem.
Onde o nutricionista pode trabalhar com saúde coletiva?
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), com a Resolução nº 600, explica muito bem as áreas de atuação do nutricionista dentro da saúde coletiva. A resolução fala de oito grandes subgrupos: Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar; Assistência Nutricional para Atletas; Área de Nutrição em Saúde Coletiva; Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva; Área de Nutrição na Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos; Área de Nutrição no Ensino Superior.
“Eu trabalhei na Gestão de Unidades de Alimentação, mas na minha equipe havia residentes que trabalhavam na área de assistência. Então, muito pela experiência delas, eu via como a comunidade compreendia a necessidade desse profissional, como elas conseguiam criar vínculo com as pessoas de uma maneira muito mais profunda”, relata Eloyse.
A nutricionista afirma que a alimentação tem uma ligação muito íntima com as pessoas. Algumas exageram nas refeições por fatores emocionais, e às vezes por uma memória afetiva. Hoje, ela é supervisora de estágio em saúde coletiva de uma universidade privada em Curitiba (PR).
O professor Alisson acredita que os governantes muitas vezes não enxergam a importância do nutricionista. “A gente sabe que muitas vezes o nutricionista só é contratado quando não há alternativas para a gestão pública. Cabe ao nutricionista mostrar o valor da nutrição, fazer um trabalho de formiguinha, para que não haja esse colapso da saúde pública”, afirma.
A live que aconteceu no dia 17.mar.2021 está disponível para ser assistida na página do Facebook Uninter Nutrição.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Helena Lopes/Pexels
Realmente o trabalho de um nutricionista é de formiguinha, mas de extrema importância. As pessoas não esse tem conhecimento, principalmente a classe baixa, que come o quem tem.