5 dicas para arrasar nos estudos on-line
Autor: Brazilian TimesCursar uma faculdade ou pós-graduação online é sem dúvida uma das melhores escolhas que você pode fazer para melhorar a sua vida profissional e financeira. A possibilidade de aprimorar os estudos, se profissionalizar e disputar de forma confiante uma vaga no mercado de trabalho só traz benefícios.
Na modalidade ensino a distância, aquela máxima que ouvimos nas universidades de que “quem faz o curso é o aluno” vale muito. Pensando em ajudar você nesta jornada, a Uninter separou cinco dicas simples e infalíveis para você ter sucesso nos estudos.
1 – Determine o tempo de dedicação para estudar on-line
Uma das primeiras orientações que os cursos EAD costumam dar aos alunos está relacionada ao tempo mínimo de dedicação para um bom rendimento. Em geral, a dedicação ideal fica em torno de 50 minutos a 1h30 por dia durante alguns dias na semana.
Porém, essa é uma média geral, já que tudo vai depender das características do curso e também do grau de facilidade ou dificuldade do estudante. Outro ponto a ser considerado é a agenda de cada pessoa. Enquanto algumas podem dedicar mais tempo para os estudos, outras têm a rotina bastante comprometida com o trabalho, família e outros motivos.
Logo, a flexibilidade se torna uma das maiores vantagens oferecidas pela EAD, permitindo que cada um possa encaixar o curso como for possível no seu dia a dia.
Procure distribuir os estudos de acordo com os dias em que está com mais horários livres, de preferência aproveitando os momentos de maior produtividade. Se necessário, aproveite intervalos de almoço ou de ociosidade (como o tempo gasto no deslocamento para o emprego com as aulas disponíveis em áudio) para estudar um pouco. Aproveite que os materiais podem ser acessados de qualquer lugar com internet e use essa facilidade a seu favor para evitar que as tarefas se acumulem.
2 – Crie um planejamento de estudos
Assim como você tem um planejamento de trabalho ou se programa para não esquecer os pagamentos do mês, também é preciso criar um plano de estudos. Ao estabelecer um espaço na sua agenda que seja inteiramente dedicado ao curso, você eleva a importância de se manter plenamente integrado às atividades e reduz significativamente as chances de não ter resultados positivos.
Uma boa ideia é criar um cronograma dividindo as matérias que devem ser estudadas e atividades que precisam ser realizadas em cada período. Se possível, deixe esse plano escrito em algum lugar visível para que você se habitue a consultá-lo diariamente para não perder nenhuma atividade.
Além disso, sempre destaque as atividades já concluídas ― isso ajuda muito a ter maior consciência do trajeto já percorrido, o que mantém a sensação de dever cumprido.
3 – Não entregue tudo em cima da hora
Parece óbvio ressaltar essa dica, mas é muito comum acontecer o que conhecemos pelo nome de “procrastinação”. Por cansaço ou desânimo, acabamos por deixar a entrega de tarefas para o último minuto. O mais comum é perdermos o prazo ou produzirmos um material fraco e, consequentemente, o nosso rendimento é prejudicado em ambos os casos.
Outro problema de deixar tudo para o último dia é que o curso acaba se tornando um vilão para você, pois o prazer de estudar e construir conhecimento vira uma penosa obrigação.
Por isso, seja fiel ao planejamento e procure “driblar” seu psicológico quando a mente convidar você para outras atividades mais… relaxantes, digamos.
4 – Evite distrações
Se tem uma coisa que pode arruinar a sua produtividade é uma fonte de distração. O problema é que desde um pássaro passando pela janela até o seu celular apitando a todo momento são capazes de tirar seu foco. Isto é, a variedade é extensa e estamos todos suscetíveis a elas.
O fato de estudar on-line e ter acesso livre à internet pode ser uma armadilha, por isso, desenvolva uma técnica pessoal para ficar livre dessas distrações enquanto foca nos estudos. Você pode estabelecer pequenos intervalos para dar uma distraída e depois retomar os conteúdos, pode manter o celular no modo avião ou silencioso para não ser perturbado, pode se fechar em um ambiente até cumprir todas as tarefas. Enfim, identifique o que tira a sua atenção e veja o que funciona melhor para você.
5 – Use ferramentas de controle de produtividade
Para finalizar as dicas, aproveite a tecnologia para favorecer a sua eficiência. Não sabe como? Busque aplicativos que vão ser seus aliados na missão de estudar e basta encontrar aqueles que você mais gosta. Existem opções para bloquear as redes sociais por um tempo, gerenciadores de tarefas para não esquecer de nada, agendas virtuais e várias outras.
Além das vantagens da flexibilidade de horário e local, já que você pode estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, essas dicas vão favorecer ainda mais a sua experiência.
Lembrando que a Uninter foi classificada com a nota 4, segundo ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) este ano, mantendo o conceito de excelência conquistado em 2019. Há 25 anos no mercado, com um portfólio de mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação, e professores altamente qualificados, não há a menor dúvida de que a Uninter é a escolha ideal para a sua jornada de conhecimento e profissionalização.
Se você está nos Estados Unidos, confira a lista de cursos acessando uninteramericas.com ou entre em contato pelo telefone 1 833 605-1255.
Autor: Brazilian TimesCréditos do Fotógrafo: Mohamed Hassan/Pixabay