3ª Semana de Trânsito Uninter debate mobilidade e cidadania
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de JornalismoRealizada nos dias 20 e 21 de setembro, a 3ª Semana de Trânsito Uninter foi um evento universitário dedicado aos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter e para toda a comunidade. Apresentadas pelos professores da Uninter Valdilson Lopes e Gerson Buczenko, as duas noites de evento debateram a mobilidade urbana e a educação no trânsito, trazendo importantes dicas sobre os cuidados quando se está atrás do volante.
Criada em 1997 a partir do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a data tem o objetivo de incentivar a sociedade a refletir sobre as práticas adotadas nas ruas e promover um trânsito mais seguro. Ela acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.
A necessidade de fomentar esse debate é observada pelos dados do tráfego brasileiro. Somente no ano passado, foram cerca de 890 mil acidentes de trânsito, envolvendo pouco mais de 1 milhão de veículos, segundo o Ministério da Infraestrutura. Foram registradas aproximadamente 21 mil mortes.
“Estamos acostumados a ver isso, mas não a refletir sobre. A sociedade deveria debater trânsito todos os dias”, afirma Buczenko.
O evento, que foi transmitido no canal de YouTube da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da instituição, recebeu diversos convidados que atuam na área de trânsito. Confira os destaques:
Primeira noite
A abertura da 3ª Semana de Trânsito Uninter contou com a presença do diretor executivo da Savedra & Amaral – Trânsito Brasil Ltda., Josimar Amaral. Ele destacou os 25 anos do CTB, que é visto como uma colcha de retalhos por especialistas. Em sua visão, pouco se mudou em relação à construção de cidadania e na melhora da estrutura para um trânsito mais consciente.
“Ficamos parados com o processo de formação de motoristas”, conta.
Também palestrante na primeira noite, o especialista multidisciplinar em trânsito Celso Alves Mariano afirma que os conceitos de trânsito precisam de respeito e serem olhados com seriedade, algo em falta, segundo ele, atualmente. “Quantos órgãos de trânsito nós ainda temos onde quem está no comando está a serviço de interesses econômicos e políticos?”, questiona.
Ele considera a educação de trânsito nas escolas e os programas de educação de trânsito essenciais para a criação da consciência no trânsito. Clique aqui para assistir à primeira noite da 3° Semana de Trânsito Uninter.
Segunda noite
Durante a segunda noite de evento, os apresentadores receberam a analista do Detran de Alagoas, Edira Soares, e o diretor de ensino do Centro de Formação de Condutores Cadore de São Luiz Gonzaga (RS), Eduardo Cadore.
“Muitas vezes não percebemos as necessidades individuais de cada um. Só pensamos no ponto em que queremos chegar e esquecemos que, nesse deslocamento, estamos em trânsito, compartilhando um mesmo espaço social”, ressalta a analista.
Clique aqui para acompanhar a segunda noite da 3ª Semana de Trânsito Uninter.
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube e Pixabay