10 artigos e 5 resenhas para refletir sobre o trabalho do assistente social

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A 9ª edição do Caderno Humanidades em Perspectiva está no ar com 10 artigos e 5 resenhas. A publicação é apresentada pela editora-chefe Cleci Elisa Albiero, professora do curso de Serviço Social da Uninter, e o editor-adjunto Dorival Costa, coordenador do curso, da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades.

Esse importante canal de diálogo entre alunos e professores surgiu da necessidade de dar visibilidade aos trabalhos, relatos e experiências dos profissionais de serviço social. O lançamento do periódico ocorreu durante o 1º Simpósio de Pesquisa Social e o 1º Encontro de Pesquisadores do Serviço Social – Uninter, no ano de 2017, conforme explica Cleci: “Esse evento acontece a cada dois anos, em 2021 faremos no formato online, e haverá o encontro de pesquisadores que geram conteúdos e trabalhos para publicarmos no caderno”.

O Caderno Humanidades em Perspectiva mantém periodicidade quadrimestral, e conta com uma estrutura multidisciplinar que oferece a reflexão teórica e prática sobre o serviço social. A última edição divulga estudos feitos acerca da violência e suas vertentes, da política de atendimento a adolescentes em conflito com a lei, entre outros temas.

“No início não imaginávamos que o caderno teria a dimensão que tem hoje. É uma referência para os profissionais que estão ligados a pesquisas na área. O caderno também é um espaço em que os alunos de serviço social contam com um canal de publicação, pois os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e projetos laboratoriais (PLs) podem ser transformados em artigos para o caderno. Esse é um canal de diálogo entre alunos e profissionais”, afirma a professora.

Como submeter um artigo ou resenha?

O caderno está aberto para submissão de artigos da área de serviço social durante todo o ano. Os temas são avaliados, e caso não dialoguem com a proposta do caderno, o trabalho é devolvido para o autor ou encaminhado para outro setor da Uninter.

A equipe editorial já está trabalhando para fazer os lançamentos de 2021. Segundo Cleci, estão previstas para este ano mais três edições, cada uma contendo de 10 a 12 publicações.

“Esse é um dos poucos cadernos da Uninter que tem o Qualis B4, os resumos dos artigos tem a tradução em inglês e espanhol, o que garante leitores fora do território nacional”, completa.

O trabalho de aprovação é feito às cegas, ou seja, os avaliadores não sabem a identidade dos autores, e também não tem acesso à avaliação que os artigos recebem de outros professores. Cleci afirma que “é uma maneira de garantir que as avaliações sejam realizadas de maneira imparcial, assim podendo evitar que fatores externos influenciem no resultado da avaliação”.

Para submeter um trabalho, o autor deve se cadastrar no site do caderno.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *