O projeto: “Cineclube na escola: possibilidades na educação infantil e no ensino fundamental” tem como Objetivos: Proporcionar aprendizagens diferenciadas com foco nas competências da BNCC utilizando o cinema como ferramenta pedagógica na escola; Possibilitar aprendizagem diferenciada de temas como: Ética, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, por meio da prática cineclubista na escola; e ainda desenvolver atividades de pesquisa relacionadas aos temas: cinema e educação e cineclube na escola.
O cineclube é uma prática que consiste na exibição e discussão de filmes em espaços educativos. Nesse sentido, a proposta é que os filmes sejam utilizados como ferramentas de aprendizagem, permitindo aos alunos explorar diferentes temas e perspectivas.
Ao longo de 2023, além dos encontros de formação no primeiro e segundo semestres, foram realizadas duas sessões de Cineclube na Escola Maria Marli Piovezan contando com a participação de aproximadamente 100 pessoas, considerando pais e/ou responsáveis e estudantes. Essas sessões foram realizadas no sábado dentro das atividades do Programa: Comunidade Escola.
Durante do ano de 2023 também foi realizada a gravação da Música: PIBID um sonho azul com as turmas do 2º e 4º anos do Ensino Fundamental da Escola Maria Marli Piovezan.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.
O desenvolvimento das atividades envolve reuniões de planejamento e visitas à escola para uma compreensão mais profunda da realidade local. A partir da apresentação do projeto pelo professor orientador da Instituição de Ensino Superior, os estudantes tiveram seu primeiro contato com a realidade da escola, o que permitiu um refinamento do projeto para a execução das atividades. Destaca-se o apoio caloroso e a colaboração dos professores preceptores, além do suporte oferecido pela direção, pedagogos e toda a comunidade escolar.
No ano de 2023 foi escolhido como filme para a sessão de estreia, considerando que as atividades eram relativamente novas para a escola, diversas opções foram sugeridas, incluindo “Cinema Paradiso” (1988), “Divertida Mente” (2015), “Wall-e” (2008) e outros. No entanto, após reflexão sobre as necessidades das turmas e a importância de envolver as famílias, optou-se pelo curta-metragem brasileiro de animação “Umbrella” (2019).
Entre os critérios de seleção dos filmes estavam sua duração, adequação à faixa etária dos estudantes e um conteúdo temático que pudesse envolver toda a família. “Umbrella” é um curta-metragem de 8 minutos dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2021. O filme narra a história de Joseph, um menino em um orfanato, cujo desejo por um guarda-chuva amarelo se transforma em um símbolo de esperança e liberdade.
Com o filme definido, os preparativos para a sessão foram iniciados, incluindo a criação de materiais de divulgação, como banners digitais, áudios e vídeos, que foram compartilhados nas redes sociais e, especialmente, no WhatsApp, para incentivar a participação e o envolvimento das famílias na atividade escolar.
Venha se encantar ainda mais com o grupo de trabalho lendo o depoimento da residente Natalia Sobenko
“Participar do GT Cinema na Escola me fez refletir sobre o acesso a cultura para os alunos e comunidade e como o cinema pode ser usado como ferramenta didática para esse propósito. Tive o privilégio de participar de algumas seções na Escola Municipal Maria Marli Pioveza, com a mediação de nosso professor Orientador Luis Fernando Lopes.
Meu senso crítico foi desenvolvido ao perceber que algo que muitas vezes vemos apenas como lazer pode ser usado para transmitir mensagens importante, conhecimento e causar mudanças”