Uninter transforma desafios em oportunidades na 1ª Virada Sustentável de Curitiba
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEm mais de 50 edições, desde 2011, quando inaugurou em São Paulo (SP), a Virada Sustentável 2024 aconteceu pela primeira vez em Curitiba (PR), com atividades entre os dias 11 e 17 de novembro. A Uninter se juntou ao maior festival de sustentabilidade da América Latina com uma programação especial, durante a tarde e a noite de 12 de novembro, organizada pelo GT Sustentabilidade e o GT Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do curso de Administração da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN).
O evento é norteado pelos princípios dos 17 ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e conta com participação e articulação de organizações da sociedade civil (OSC), órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. “Com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades”, informa o portal oficial.
Os três temas pilares do evento, os ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Interno (ODI) e o Environment Social Governance (ESG), que são padrões de boas práticas que definem uma empresa socialmente consciente, baseados no ambiental, social e governança, foram tratados tanto em oficinas quanto em uma mesa redonda ao longo da noite.
Uma das salas telepresenciais e o auditório do edifício Garcez, na região central da capital paranaense, comportaram o público que acompanhou a programação de forma presencial. A apresentação foi realizada pela coordenadora de Administração, Vanessa Rolon e pela professora Aline Purcote, com a presença do vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, e do pró-reitor de Graduação, Cursos Técnicos e Extensão, Rodrigo Berté.
“Essa Virada deverá ter um grande efeito multiplicador positivo das ações de sustentabilidade. Estamos sempre falando de sustentabilidade, mas em um cenário de insustentabilidade. O maior desafio talvez não seja o aquecimento global, o desflorestamento ou criar políticas de consumo consciente. Eu acredito que o maior desafio é a capacidade de continuarmos e nos perpetuarmos dentro de um equilíbrio biogeocenótico [equilíbrio entre os ecossistemas], onde homem e natureza comecem um novo rumo”, salienta Berté.
Bernardi, por sua vez, lembra que, se os pilares da sustentabilidade – econômico, ambiental, cultural, ético e estético, por exemplo – já fossem tratados décadas atrás, talvez a população soubesse consumir e utilizar do que o planeta oferece, sem comprometer essa mesma utilização pelas próximas gerações.
“Esses conceitos não podem ser algo apenas vago, mas precisam ser impregnados no nosso ser (…) Que a nossa vida seja mais sustentável. Todos nós temos essa missão, de respeitar não apenas os nossos semelhantes, mas todos os seres vivos desse planeta”, conclui o vice-reitor.
A cerimônia noturna também foi transmitida ao vivo no canal do Youtube de Administração da Uninter. Com mais de 2h30 de duração, já contabiliza mais de 500 visualizações e segue disponível em livre acesso para os interessados na temática.
IDG, ODS e ESG em foco
A oficina Consumo Responsável deu início às reflexões como uma oportunidade de exercitar um olhar mais crítico e atento sobre hábitos e como podem contribuir se adaptados de forma mais sustentável, ministrada pela especialista em Estratégia e Sustentabilidade Empresarial, Fernanda Paraná, na tarde de 12 de novembro.
A palestrante conversou de forma presencial com os participantes sobre ESG e os ODS, além de refletir com os presentes sobre a forma de contribuição de cada indivíduo, em uma sala telepresencial do Garcez. Uma dinâmica foi realizada para que, em duplas, discutissem sobre os atributos, problemas que buscam resolver e o que consideram importante para as pessoas e o meio ambiente, a partir das embalagens de alguns produtos. Ao final, todos compartilharam suas visões em uma roda e sanaram dúvidas.
Na sequência, a especialista em ESG e Gestão, Tatiana Varela, e a fundadora da Propositiva Consulting e especialista em Gestão por Processos e Desenvolvimento de Negócios, Simone Venâncio, realizaram a oficina Conexão ODS-IDG, com um panorama sobre iniciativas globais e a própria inserção no movimnto de transformação sustentável, unindo propósito individual e impacto coletivo, para o público que participou presencial e também de maneira remota, por meio de transmissão pelo Youtube.
“Nossa missão é entender que o poder para essa mudança está em nossas mãos. A sustentabilidade não é uma tarefa isolada, exige a união de todos nós, alunos, educadores, profissionais e cidadãos em prol de um propósito comum. A Uninter, ao abraçar esse papel, nos dá as ferramentas e o conhecimento necessários para liderarmos essa transformação. Cada oficina, palestra e ideia trocada carrega consigo a promessa de um futuro onde cuidamos do nosso meio ambiente, promovemos a equidade social e agimos com responsabilidade econômica”, declara a coordenadora Vanessa Rolon.
À noite, a mesa redonda Transformando Desafios em Oportunidades: IDG, ODS e ESG em Foco apresentou teorias e aplicações de cada um dos conceitos, no intuito de promover troca de experiências, divulgar boas práticas e fortalecer parcerias.
O debate foi realizado com a presença de Simone Venâncio, da coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Insdústrias do Estado do Paraná (CPCE/FIEP), Rosane Fontoura, da administradora e gerente de Planejamento e Performance Logística no Grupo Boticário, Jennifer Frote, da consultora ESG e mestre em Direito Internacional Público e Organizações Internacionais, Camila Lucchese, e do doutor em Engenharia Florestal, Marcelo Langer.
“Essa mesa redonda é uma poderosa demonstração de que, embora os obstáculos que enfrentamos sejam imensos, a oportunidade de transformá-los em solução é ainda maior. Os palestrantes aqui reunidos são líderes e visionários que, com seu conhecimento e experiência, nos inspiram não apenas a imaginar, mas a construir um mundo onde o progresso e sustentabilidade coincidem harmoniosamente”, conclui Vanessa.
Para assistir ao debate completo, assista ao evento na íntegra.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Adriane Vasconcelos e Nayara Rosolen