Doce Natal promove memórias de afeto e solidariedade
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoO espírito da solidariedade envolveu mais uma edição da campanha Doce Natal, realizada pelo IBGPEX, Instituto de responsabilidade socioambiental da Uninter, em parceria com o grupo educacional. A princípio, cerca de 800 crianças e adolescentes em vulnerabilidade, de cinco organizações da sociedade civil (OSC) diferentes, foram contempladas.
Por meio da área de Gestão de Pessoas, o Grupo Uninter doou o dobro dos valores arrecadados, triplicando o número dos recursos financeiros destinados à compra de brinquedos. Neste ano, o Centro de Educação Integral (CEI) Vivência Kids, mantido pela Associação Moradias Serra do Mar, recebeu a festa de entrega para os pequenos, em um momento de partilha e confraternização, com lanche e brincadeiras, na manhã de 7 de dezembro de 2024.
“Nós queremos proporcionar para as crianças um momento de alegria, uma lembrança. Sabemos que, para a formação da infância, é muito importante que consigam ter memórias afetivas positivas. Sabemos que muitas crianças vêm de famílias com uma situação muito complexa, de vulnerabilidade, e não têm tantas lembranças positivas de afeto assim. Que elas se sintam importantes, acolhidas e que, de fato, têm um valor para nós muito alto”, declara a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.
Parte do Programa de Voluntariado Uninter.com Amor, a campanha contou com 60 colaboradores voluntários em todo o processo, desde o papel de “anjo”, motivando as doações nos setores da empresa, nas capacitações, passagem do Papai Noel, embrulho dos presentes e a confraternização na instituição. Para esta última etapa, quase 30 pessoas se inscreveram e participaram da organização do evento.
De acordo com Rosemary, o voluntariado, especialmente o corporativo, tem crescido, pois as empresas o percebem como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de pessoas e comunidades. “O que a gente busca é despertar essas pessoas para mudar o futuro de outras. Muitas falam que querem ajudar, mas não sabem por onde começar. A gente está mostrando que existe um caminho que é muito simples, se você, de fato, quer”, salienta a gerente.
Em meio a mais de 100 OSC cadastradas e habilitadas para serem beneficiadas pelas ações do Instituto IBGPEX, a Associação Moradias Serra do Mar foi escolhida após uma seleção para o perfil atendido pela campanha: crianças de um a 12 anos incompletos, com possibilidade de recepção fora do horário comercial, no sábado, e espaço que comportasse os voluntários e a confraternização levada para os pequenos. Além de nunca ter recebido a festa anteriormente.
“É bastante importante para a gente, porque traz visibilidade um pouco maior para o nosso trabalho e mostra também, inclusive para pessoas que estão próximas e ainda não conhecem o que fazemos (…) também tem muito do lúdico para criança. Alguns, às vezes, não tem esse contato, então para eles é bem legal nessa época de festa, de alegria. Eles ficam empolgados, fazem atividades voltadas para as festas. Traz uma alegria maior, um clima mais aconchegante, mais carinhoso, de atenção, de companheirismo, de pertencimento inclusive do local, porque é onde eles já vêm e passam o dia todo, o ano todo”, afirma a diretora e pedagoga do CEI Vivência Kids, Fabiana Gonçalves de França.
Nesse primeiro momento, com os valores arrecadados até então, também recebem os presentes as crianças atendidas pelo Lar Escola, pela Associação Beneficente Renascer, pela Associação de Apoio a Criança e Adolescente (Acrica) e pela Associação Batista de Ação Social (ABASC).
Gestos simples, mas valiosos
A tradicional passagem do Papai Noel nos diversos setores da instituição trouxe novos personagens em 2024. O bom velhinho contou com a ajuda dos voluntários da Associação Nariz Solidário, na semana do dia 18 a 22 de novembro. Junto da assistente social Fernanda Milane, os ajudantes levaram o espírito do Natal e incentivaram as doações.
“A gente vem em uma crescente demanda de voluntários cadastrados. O programa Uninter.com Amor veio nessa direção, do voluntário que está com sede de aprender. Temos um processo para que esse voluntário entenda como a participação dele efetiva faz diferença não só na vida daquela criança ou da instituição, mas também vai fazer diferença na própria vida. Não engloba só o financeiro, as crianças necessitam muito de amor e afeto. E quando estamos dispostos a abrir nosso coração para fazer esse tipo de doação, é o que transforma a vida do ser humano”, diz Fernanda.
A assistente social acredita que a presença do Nariz Solidário nos setores “foi muito importante, exatamente porque mostrou a solidariedade, o amor ao próximo e a doação que fazem através do trabalho com as crianças na área da saúde. A grande maioria dos palhaços que trabalham no Nariz Solidário são voluntários”.
A estagiária do Jurídico Acadêmico da Uninter Heloiza Ribeiro e o coordenador de Pós-graduação do centro universitário Marcos Velasque, estiveram presentes na entrega dos presentes e confraternização das crianças no CEI Vivência Kids. Ambos já tinham um histórico com o voluntariado e relataram a oportunidade de poder contribuir com o momento de alegria para as crianças.
“É muito bom poder partilhar um pouco do momento, também a alegria com as crianças e com a comunidade. Para mim, representa partilhar amor, empatia, carinho, e trazer um pouquinho mais de equidade, no meio de tanto desequilíbrio, tantas pessoas precisando de amor”, destaca Heloiza.
Marcos reflete que “quando a gente dispõe um pouquinho do nosso tempo para ajudar o próximo, somos mais felizes também. Eu me sinto uma pessoa um pouquinho melhor quando faço isso, me sinto bem. Acredito que eu estando feliz, me sentindo bem, faz com que meu trabalho renda, posso produzir mais e melhor. E o nosso humor e bem-estar influenciam as pessoas a nossa volta também”.
Há seis anos, Vanessa Pacheco veio da Venezuela para o Brasil. Nos três últimos, vive na capital paranaense e agora atua como estagiária no IBGPEX. Além de colaborar nos projetos realizados pelo Instituto, também participou de todo o processo da campanha Doce Natal, que vê como uma oportunidade de dedicar o tempo em troca de “inúmeras coisas boas”.
“Você pode perceber o mundo por outra perspectiva, desde que você doe o seu tempo. Para você, pode ser uma coisa muito pequena, mas para essa outra pessoa pode ser que mude a vida, o dia, o sorriso. Vale muito a pena. Não tem recompensa maior do que você sentir que você é valioso e mudou a vida de alguém”, garante Vanessa.
Ainda há tempo para contribuir e adoçar o Natal de ainda mais crianças. A campanha fica aberta para receber doações até o dia 13 de dezembro. Os valores podem ser destinados via pix, por meio dos dados abaixo:
Chave Pix: [email protected]
Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-graduação e Extensão (IBGPEX)
CNPJ: 40.242.729/0001-99
Banco Santander
Sobre o CEI Vivência Kids
A Associação Moradias Serra do Mar existe na Vila Autódromo do bairro Cajuru, em Curitiba (PR), desde dezembro de 2012. Há oito anos foi criado o Projeto Vivência, que começou a ajudar famílias com orientações e projetos sociais, como aulas de balé, jiu-jitsu e horta comunitária.
O CEI Vivência Kids atua de forma integral com mais de 50 crianças, que ficam no local durante todo o dia e recebem quatro refeições diárias. De maneira que também tenham uma alimentação saudável, fazem atividades na horta urbana, por exemplo, onde são incentivados a ter uma alimentação mais saudável.
A instituição possui parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba para manter a assistência às crianças e os professores são todos formados. No entanto, com os projetos sociais, doações de tempo ou recurso financeiro, são sempre bem-vindas. Além de precisar fazer a manutenção do local, com reformas, a equipe também recebe voluntários para oficinas de atividades como contação de história.
“É muito importante, porque traz novidades e atualiza também, tanto os professores como a própria instituição, porque, muitas vezes, a gente acaba caindo no trabalho cotidiano. Trazer um voluntário, uma ação diferente, traz esse ânimo para a gente”, explica a diretora e pedagoga Fabiana.
Durante o período de pandemia, realizaram um padaria comunitária, por meio da qual distribuíram mais de cinco mil pães na comunidade. A entidade também concedeu cestas básicas e ministrou cursos como forma de aumentar a renda das famílias, com o objetivo ainda de manter o vínculo.
“As pessoas da própria comunidade tem um respeito muito grande pelo nosso trabalho, reconhecem e sabem que estamos aqui para ajudar. Sabem que podem contar conosco, inclusive para orientações, antes que aconteça qualquer situação. Então, estamos sempre tentando prevenir toda e qualquer situação para que ela não chegue a ficar mais difícil ou complicada de os pais atuarem”, afirma a profissional, que já foi conselheira tutelar na região.
Importância que também é reconhecida por autoridades governamentais. Há um ano, em 15 de dezembro de 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) decretou e sancionou a Lei Estadual nº 21.858, que concede à Associação Moradias Serra do Mar o título de Utilidade Pública.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski