Simulação da Corte Interamericana no UNINTER envolve caso real
Alunos dos cursos de Relações Internacionais e Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER realizaram uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, como parte da avaliação da disciplina de Direito Constitucional e Direitos Humanos.
O evento foi realizado no Campus Divina. Damião Ximenes Lopes, brasileiro, sofria de esquizofrenia e leve retardo mental. Ele morreu em 1999, após um atendimento defasado em um hospital psiquiátrico do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ceará. Os acadêmicos retrataram os fatos e elaboraram o julgamento do caso relacionando às disciplinas estudadas no primeiro semestre.
A professora Andréa Benetti, organizadora do evento, dividiu as turmas e sorteou os papéis de cada aluno no simulado. Segundo ela, a ideia central é aplicar os conteúdos adquiridos em sala de aula em casos reais. Dessa forma os alunos têm um estímulo inicial e o resultado final dependerá da análise e da dinâmica desenvolvida em cada caso. A professora não vai parar por aí. “Para o próximo semestre, na disciplina de Direito Internacional Público, a ideia é trabalhar de forma parecida no final do segundo bimestre, mas daí fazendo um simulado da Corte Internacional de Justiça, com base em algum caso real de repercussão recente”, conta.