Parceria com Tecpar foca no desenvolvimento de novas tecnologias
Autor: Adriane Vasconcelos - assistente de comunicação acadêmicaA Fundação Wilson Picler (FWP), a Uninter e o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) firmaram parceria para viabilizar o projeto de criação de uma Biorrefinaria, visando à implantação de novas tecnologias. A cerimônia ocorreu na sede Divina Providência, no centro de Curitiba, no dia 11 de dezembro.
As instituições assinaram um protocolo de intenções, que sela a parceria. Representando a Tecpar estiveram presentes o diretor-presidente da Tecpar, Celso Kloss, e do diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Silva Junior. Pela Uninter, participaram o vice-reitor e presidente da FWP, Jorge Bernardi, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Nelson Castanheira, o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter e diretor técnico-científico da FWP, Luciano Frontino de Medeiros, o professor da Escola Superior Politécnica Marcos Baroncini Proença, o conselheiro fiscal da Fundação Wilson Picler, Luiz Augusto Polydoro, e o presidente do conselho da TV Profissão, João Carlos Peters, assim como representantes da Escola de Saúde Única e Escola Jurídica da Uninter.
Bernardi descreve como irá funcionar a parceria. “O Tecpar é uma instituição que desenvolve pesquisa e investe em novas tecnologias. Então vamos fazer um convênio guarda-chuva, pois temos um projeto de implantar uma usina automática de geração de energia que irá funcionar como um biodigestor”.
Para o coordenador do projeto, Marcos Baroncini: “A tecnologia é inovadora e coloca tanto a FWP como a Uninter em uma posição de destaque no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis”.
Luciano Frontino pontua que a assinatura do protocolo de intenções da FWP e Uninter com o Instituto Tecpar visa estabelecer a parceria para o desenvolvimento de projetos científicos, em particular a construção de um protótipo de um biodigestor controlado por inteligência artificial, aproveitando os resultados já obtidos pelos pesquisadores da RECOOPE e FWP.
“A experiência do Tecpar em projetos desta natureza será significativa para o sucesso da próxima fase deste projeto. A parceria se estenderá também para outras iniciativas com grande potencial de impacto na sociedade, tais como a elaboração de cursos à distância para capacitação técnica de profissionais nas prefeituras do Estado do Paraná, pontua o profissional”.
A Tecpar, com 84 anos de mercado, é uma empresa pública do Governo do Paraná, que “com seu corpo técnico, apoia a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil”, de acordo com o site do instituto.
Autor: Adriane Vasconcelos - assistente de comunicação acadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Adriane Vasconcelos