Fundação Wilson Picler encerra 2024 com projetos em destaque e nova gestão
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoA equipe da Fundação Wilson Picler (FWP) se reuniu, de forma presencial, para a última reunião de 2024. A solenidade foi marcada pela exposição de resultados conquistados através dos projetos mantidos pela entidade e a apresentação da nova diretoria, que assume as atividades a partir do próximo ano. O encontro aconteceu na sede Araucárias da Uninter, em Curitiba (PR), na tarde de 11 de dezembro.
Conduzida pelo atual presidente, Jorge Bernardi, o evento contou com a presença de Luciano Frontino de Medeiros, Luiz Augusto Polydoro e Marco Eleuterio, eleitos para os cargos de presidente, diretor técnico-científico e conselheiro curador, respectivamente. Os profissionais foram empossados pelo presidente do conselho curador, Edimilson Picler. Em 2025, Bernardi assume a direção administrativa e financeira, ocupada até este ano por Marlene Telles.
Bernardi encerrou a gestão da Fundação e agradeceu a cada um dos colaboradores que atuam como voluntários para que os projetos da Fundação sejam um sucesso. “Na verdade, quem fez tudo isso foram vocês. Eu me sinto muito honrado de, pelo menos, ter coordenado os trabalhos”, conclui.
De acordo com Edimilson, “é gratificante” ver que todos os projetos e ideias estão se tornando realidade, graças à dedicação de cada envolvido. “O empenho de vocês é transmitido, a gente percebe claramente que é de coração, é realmente uma dedicação muito grande e o orgulho de vocês representarem é muito perceptível. Isso faz toda a diferença nessa evolução da Fundação. Muito obrigada realmente a toda a dedicação de vocês”, declara o presidente do conselho curador.
“É inacreditável o que a gente faz com tão pouco recurso. Agradeço a todos pela parceria e pelo que fizemos nesses quatro anos, que foi fantástico. Olha o quanto crescemos!”, acrescenta Marlene.
Além de cada um dos projetos apresentados, quase meio milhão de pessoas foram capacitadas com os cursos de saúde que, durante a pandemia, foram ofertados de forma gratuita para a população. Os interessados ainda podem adquirir as formações, que seguem disponíveis. “Todos aqui tem o seu papel importante na Fundação e no centro universitário”, salienta o pró-reitor de Graduação, Cursos Técnicos e Extensão da Uninter, Rodrigo Berté, que comandou a ação dos cursos.
“O que faz a Fundação são as pessoas e vocês estão com aquela motivação e a vontade de dar certo. Isso é maravilhoso. É gratificante ver como vocês colocam a alma e o coração nesses projetos. É maravilhoso. Eu agradeço em nome do meu marido, Wilson Picler, que vai ficar muito feliz quando ver esse relatório”, finaliza a gerente administrativa e gestora da unidade Carlos Gomes da Uninter, Suzan Moritz.
Em setembro deste ano, a Fundação também firmou parceria com a escola de codficação Rocketset, com descontos para quem acessa os cursos por meio do site da entidade.
Prêmio Top Inovação e Orquestra Uninter
Na oportunidade, os professores Álvaro Crovador e Valentina Daldegan discursaram a respeito do Prêmio Top Inovação e da Orquestra Uninter, respectivamente. Ambos são projetos em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uninter, comandada pelo professor Nelson Castanheira, que também se fez presente e falou a respeito da importância de tudo o que tem sido desenvolvido.
A final do 4º Top Inovação aconteceu no dia 9 de novembro de 2024 e coroou o “Televisando”, coordenado por Patrícia Nalevaiko, como campeão de todas as 15 categorias, que contabilizaram 146 projetos participantes.
O ano da Orquestra Uninter também foi marcado por diversas apresentações especiais, como a comemoração de dois anos da formação musical, em setembro, na Capela Santa Maria, e o especial de Natal no Memórial de Curitiba e na Rua XV de Novembro, nos dias 7 e 16 de dezembro.
Pré-Enem Uninter
Coordenado pelo professor Marlus Geronasso, o Pré-Enem Uninter 2024 reuniu 1,3 mil estudantes da rede pública de Curitiba e região metropolitana, de 56 colégios diferentes, nas sedes da Uninter.
O Aulão deste ano aconteceu na manhã de 1º de novembro e encerrou com a final do Debatedores Nota Mil 2024. O Colégio Estadual do Paraná (CEP) foi o primeiro colocado entre todos os participantes. Durante os últimos 11 meses, Marlus percorreu 25 cidades e atendeu 233 colégios, com mais de 440 mil estudantes inscritos no curso preparatório para o Exame Nacional.
Os ganhadores do Debatedores também receberam bolsas de estudo, assim como os professores que os orientaram no debate.
Astronomia Uninter
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, o professor da Escola de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) Daniel Tedesco, dá sequência ao trabalho iniciado pelo saudoso professor Germano Bruno Afonso, com capacitações para docentes e oficinas para estudantes da rede pública.
Uma das docentes que participa do projeto é Vanessa Oliveira, que atua com práticas de ciência e tecnologia na Unidade de Educação Integral (UEI) Boa Vista – Ano 330. A profissional é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisa o ensino de Astronomia.
Vanessa conquistou uma das dez vagas do programa internacional do Limitless Space Institute, que viabiliza um curso online sobre a metodologia Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Steam). Junto de Daniel, Vanessa e os alunos realizaram um experimento do que desenvolveram a partir de uma desafio do programa. O trabalho foi enviado para experimentação na Estação Espacial.
Com o projeto do Oberservatório Remoto, Daniel também apresentou que foram realizadas detecções de 17 objetos próximos da Terra já catalogados, com a ideia de “acompanhar suas trajetórioas e captar novos dados que contribuíssem para o monitoramento contínuo desses objetos”. Foram 175 noites de coletas de dados, em diferentes períodos e partes do céu, que resultaram em 127 mil imagens registradas, que somam cerca de nove terabytes de dados.
Biorrefinaria Controlada por I.A.
Em desenvolvimento desde 2018, o projeto do Biodigestor evoluiu para a Biorrefinaria Controlada por Inteligência Artificial (I.A.). Um sistma modular integrado e fechado, controlado por IA, para tratamento de resíduos sólidos com geração de fertilizante, biogás, energia elétrica e de hidrogênio verde.
Em 2022, a Rede Cooperativa de Pesquisa de Estabilização de Matéria Orgânica e Produção de Biogás (RECOOPE-EMOB) Interinstitucional firmou uma parceria com a FWP. Além do centro universitário, estão envolvidos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Medianeira e do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Recentemente uniu-se ao projeto a Rede de Cooperação Internacional, com profissionais do Instituto Politécnico de Brança (Portugal), Universidade Nacional del Nordeste (Argentina) e da Universidad del Republica de Uruguay (Uruguai). A biorrefinaria possui carta de intenção para o atendimento de mais de 500 famílias, sendo 410 famílias da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia e 100 famílias da cidade de Tijucas do Sul (PR).
À frente do projeto dentro do centro universitário, o professor Marcos Baroncini Proença destacou os próximos passos do projeto e afirma que o objetivo é justamente ter uma multidisciplinaridade, por isso a equipe “fica muito feliz”.
Coro Margareth Picler
Mais de 700 inscrições foram realizadas para a modalidade online do Coro Margareth Picler este ano, com mais de 200 vídeos enviados. De forma presencial, o grupo é composto por 45 coralistas e realizou diversas apresentações ao longo de 2024.
Além dos teatros Positivo e Bom Jesus, em Curitiba, as crianças de regionais da rede pública de educação assistiram ao Coro. Dezembro é marcado pelo especial de Natal no auditório do edifício Garcez, na noite de 11 de dezembro de 2024, e também por três apresentações na manhã de 16 de dezembro, no saguão e no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), assim como no Palácio do Governo.
A primeira apresentação internacional do Coro Margareth Picler já está marcada para abril de 2025, no Festival de Bariloche, na Argentina.
Talento Musical (Tamu)
A 3ª edição do Tamu foi marcada também pela 1ª edição do Festival de Composição de Música Instrumental, que recebeu 147 composições autorais dos candidatos. O grande campeão foi o músico Ivan Lyran, com a canção “Breve Serenata Op.75”. Seguido por Bruno Duarte, com a música “Outra Noite”, e Luciano Dallastra, que apresentou “Desencontro”.
O músico Erison Rita teve o vídeo melhor avaliado pelo público, com 569 curtidas na Galeria Virtual, pela música “Rising”. O resultado do projeto promovido pelo curso de licenciatura em Música da ESEHL foi revelado no auditório do edifício Garcez, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no dia 4 de outubro de 2024.
Os vencedores levaram para casa uma bolsa de estudos integral para qualquer curso de licenciatura ou uma bolsa de estudos integral para a pós-graduação em Música e Cognição, se comprovada a formação em uma graduação.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen