Escola de Polos realiza Workshop de pesquisas apresentadas na ABED
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação AcadêmicaCom intuito de dar visibilidade às pesquisas dos professores que apresentaram seus artigos no Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a Escola de Polos da Uninter promoveu no dia 21 de novembro o workshop “Multiplicando conhecimento sobre ABED 2024”, realizado no auditório do edifício Garcez, em Curitiba (PR), transmitido ao vivo pelo AVA Univirtus.
O evento contou com a presença do Pró-reitor de Graduação, Cursos Técnicos e Extensão, Rodrigo Berté, e da diretora da Escola de Educação, Humanidades e Línguas, Dinamara Machado. O Workshop somou um total de 14 apresentações de artigos produzidos por professores da Uninter, que falam sobre os avanços e desafios da Educação a Distância no Brasil.
Berté destacou a importância do evento na divulgação do que é desenvolvido dentro das escolas. “Temos que compartilhar o que acontece de bom dentro da nossa casa: os trabalhos, os projetos, as experiências exitosas. Elas devem ser compartilhadas. Isso é muito importante para que todos saibam o que está acontecendo dentro das escolas”, ressalta.
Já Dinamara ressaltou a importância da “Atividade Prática presencial locorregional”, desenvolvida pela Escola de Educação, e que foi pautada na ABED 2024. “Trata-se da atividade do aluno, na região onde ele está. É uma atividade que possibilita que o aluno faça uma intervenção direta na sua comunidade, pondo em prática o que é apreendido em sala de aula”, argumentou a profissional.
O evento acompanhou a apresentação da professora Katiuscia Mello Figueroa, com o trabalho “Mulheres na EAD: uma análise sobre o perfil dos acadêmicos dos cursos de Educação Física no Brasil”. Na sequência, Alexandre Correia dos Santos apresentou “Disruptivo, inovador e exitoso: um curso EAD de qualidade e excelência em onze passos”.
Posteriormente, o professor Cláudio Aurélio Hernandes trouxe reflexões sobre os “Desafios da Autoavaliação Institucional: Influência na Participação Discente em Cursos a Distância”.
Outros destaques incluem a apresentação dos professores Daiane Martins Batista, com “Educação e religião na perspectiva da Educação a Distância (EAD)”, o professor Edvaldo Luiz Rando Júnior, apresentando “Extensão Curricularizada: Relato de Experiências no CST em Qualidade”; a professora Gabriele Kuhn Dupon , com “Transformando Teoria em Prática: Oficinas Presenciais na Formação de Químicos na EAD” e o professor Guilherme Barrachina Stocco, com o estudo “Atividades Extensionistas na Educação a Distância: Experiência no Curso de Tecnologia em Processos Químicos do Centro Universitário Internacional – UNINTER”.
O destaque final ficou para o professor Hélio Rubens Godoy, com a análise “Desempenho no Ensino Superior: uma comparação entre modalidades presenciais e a distância nas instituições de ensino brasileiras (2016-2022)”.
Godoy foi um dos premiados no congresso com uma das melhores pesquisas na defesa da Educação à distância, trazendo dados que comprovam a sua qualidade, equiparando-se ao ensino presencial.
Essas apresentações evidenciaram a diversidade e a relevância das pesquisas realizadas no âmbito institucional, reafirmando o compromisso da Uninter com a excelência acadêmica e o desejo de continuar avançando, inovando e consolidando sua marca no cenário educacional.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Adriane Vasconcelos de Souza