Semana de Ciências Agrárias da Uninter aborda a tecnologia na agricultura
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoA Escola Politécnica da Uninter realizou a terceira semana das Ciências Agrárias, dos dias 28 a 31 de outubro. Neste ano, o tema foi “Tecnologia, Responsabilidade e Produção”. O evento contou com palestras de diversos professores, que abordaram temas relacionados a importância da tecnologia na agricultura, a responsabilidade social dos produtores rurais e a produção sustentável.
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os professores e com outros alunos, além de participar de atividades práticas. O evento contribui para a formação de profissionais mais qualificados para atuar no setor agrícola. A semana de ciências agrárias foi uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre a importância da tecnologia, da responsabilidade social e da produção sustentável na agricultura.
“A Terceira Semana das Ciências Agrárias da Uninter foi um evento muito enriquecedor. Aprendi muito sobre os desafios e as oportunidades das ciências agrárias. Estou muito grato por ter participado e espero voltar no próximo ano”, comentou um dos participantes na live.
A palestra sobre Arborização Urbana, ministrada pela professora Jéssica Trevizani, falou sobre a importância da arborização urbana para a qualidade de vida da população e para a sustentabilidade das cidades. Ela também discutiu os benefícios da arborização urbana, como a redução da temperatura, a melhoria da qualidade do ar e a prevenção de enchentes.
A palestra sobre Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura Irrigada, ministrada pelo professor João Paulo Francisco, abordou a redução da disponibilidade de água, o aumento da temperatura e a intensificação de eventos climáticos extremos. Ele também discutiu as estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas na agricultura irrigada, como a adoção de práticas de manejo sustentável e a utilização de tecnologias de irrigação mais eficientes.
O engenheiro agrônomo João Pedro Moura Leal falou sobre a nutrição das plantas. O engenheiro abordou a importância desse cuidado para o desenvolvimento saudável das plantas, os diferentes tipos de nutrientes essenciais e como eles são absorvidos pelas plantas. Ele também discutiu os distúrbios que podem ocorrer quando as plantas não recebem os nutrientes adequados.
Os defensivos agrícolas foram o tema da palestra ministrada pelo professor Luís Eduardo Curiol, que abordou a importância desses recursos para a proteção das plantas contra pragas e doenças, os diferentes tipos disponíveis e como eles são utilizados. Ele também discutiu os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais sustentáveis.
“Um solo saudável é a base para uma planta saudável, não adianta nada eu ter um solo saudável se não tiver um conjunto de elementos de fatores de ações e situações que transformem a minha planta numa planta saudável e a nutrição ponto fundamental”, destacou o professor André Corradini, coordenador de cursos de Ciências Agrárias.
Em geral, as palestras abordaram a importância da tecnologia na agricultura, estando mais presente e trazendo benefícios, como o aumento da produtividade, redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos. Os produtores rurais também têrm a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, para garantir a segurança alimentar da população e promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais.
A incorporação de tecnologias na agricultura está transformando o setor, desde o plantio até a colheita, aumentando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental. Além disso, a tecnologia permite um monitoramento mais preciso das culturas, prevenindo doenças e pragas e garantindo a qualidade dos alimentos.
Essa modernização da agricultura está ligada à responsabilidade social dos produtores. Ao adotarem práticas sustentáveis, como rotação de culturas, adubação verde e controle biológico de pragas, os agricultores contribuem para a preservação do solo, da água e da biodiversidade. Ao mesmo tempo a agricultura desempenha um papel crucial na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico de regiões mais isoladas.
A produção sustentável representa a união entre produtividade e preservação ambiental. Ela busca atender às necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades. Através de práticas como a agroecologia e a agricultura de precisão, é possível produzir alimentos saudáveis e nutritivos, ao mesmo tempo em que se reduz a pegada ecológica da agricultura.
As palestras foram transmitidas pelo canal do Youtube da Escola Politécnica da Uninter, também foi disponibilizado um certificado de 12 horas após o final do evento.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels